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Carreira: Cuidado com as atitudes negativas no trabalho

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16/06/2014 - 09:36

É preciso ter clareza de que o ambiente de trabalho é baseado em objetivos comuns e profissionais

Karina Ribeiro 16 de junho de 2014 (segunda-feira)

Embora saiba que detém as habilidades necessárias para receber aquela sonhada promoção, você assiste colegas de trabalho galgar degraus rumo ao sucesso. Isso pode estar ocorrendo, porque algumas atitudes no ambiente de trabalho são responsáveis por emperrar a decolagem de sua carreira profissional. Procure saber quais são esses comportamentos e tente concentrar sua energia para atingir objetivos comuns no ambiente de trabalho (veja quadro).

A insegurança é a mola propulsora para o desencadeamento de uma série de atitudes que ancoram a carreira. Apesar de o profissional ter conhecimento de suas habilidades e competências, a hesitação retrata uma vulnerabilidade nada bem-vinda ao profissional que quer ser reconhecido dentro da empresa. “A insegurança faz com que a voz fique trêmula, a pessoa fique nervosa, mesmo que ela tenha total domínio sobre o que está falando”, explica a supervisora de recursos humanos do Senac, Priscila Brito.

Ela ensina que o profissional deve se autoavaliar, sobretudo valorizando suas habilidades e competências, além de traçar um plano de carreira objetivo e prático. “É necessário saber onde ele quer chegar e quais seus desejos. Isso sem abandonar a ética e acreditar em seu potencial”, afirma.

Tolerância

Outro ponto importante é observar seu nível de tolerância à pressão e frustração. Aquele profissional que tende a se irritar facilmente com colegas ou mesmo explodir ao menor sinal de que sua ideia não será aceita no grupo, dificilmente vai atingir um cargo de liderança.

A explicação é simples. Esse tipo de perfil pode gerar insegurança na equipe, resultando em alta rotatividade. “Os funcionários podem ter medo de serem vítimas de assédio moral”, afirma Priscila. Vale lembrar que nada impede que o líder seja austero ou reservado, embora quanto mais colaborativo for com a equipe, mais fluente será a liderança.

Ao contrário de buscar a solução dos problemas, muitos funcionários preferem procrastinar. Seja proativo. As empresas costumam valorizar profissionais colaborativos, que apresentam sugestões que podem gerar crescimento para a empresa ou equipe. “Mas não é porque a sugestão não foi acolhida que a pessoa deve ficar frustrada”, explica Priscila.

Feedback

Uma forma de saber se está trilhando o caminho certo, diz, é fazer um feedback com o chefe. “Pergunte o que pode ser feito para melhorar seu trabalho, demonstre interesse pelo crescimento da empresa”, afirma.

Outra dica: força de vontade e autodisciplina são sinônimos de flexibilidade, característica valorizada em um bom líder.

Fonte: Jornal O Popular

 

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