Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Carreira: Como deixar o emprego sem crise

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
19/08/2013 - 09:41

Sair da maneira correta pode ajudar na vida profissional. O primeiro passo é saber fazer o pedido de demissão

Ter sido um profissional dedicado, prestativo, pontual e inovador ao longo de uma carreira construída dentro de uma empresa pode ir por água abaixo justamente no momento do desligamento. Todo cuidado é pouco na hora de pedir demissão. Considerado um momento delicado para a maioria dos profissionais, o desligamento exige algumas regras e não segui-las pode ‘queimar’ sua imagem.

É importante deixar uma boa imagem na empres na qual trabalhou, nem que seja para poder utilizá-la como referência. Afinal, o mercado de trabalho está diretamente relacionado às redes de contatos construídas ao longo da carreira.

A gerente de recrutamento e seleção da Agregar Gestão de Pessoas, Bárbara Lessa, pontua que o gestor deve ser o primeiro a saber da decisão do profissional. Por isso, por mais tentador que seja, não repasse a notícia anteriormente para funcionários ou subordinados. A possibilidade de chegar aos ouvidos do gestor é grande. “Cria um certo clima de desconforto e de desconfiança”, alerta a gerente de recrutamento.

Não necessariamente, o motivo de um desligamento seja a busca por uma melhor remuneração. Qualificação profissional, problemas de relacionamento com colaboradores ou gestores, mudança de cidade ou uma viagem prolongada também estão entre os quesitos que provocam a saída de um emprego.

Neste caso, frisa, contar o real motivo que o incentivou a sair da empresa vai depender da cultura da mesma. “Tem gestor que dá liberdade para isso, outros não. Na dúvida, melhor não expor de maneira muito franca”, salienta. Ela diz que é fundamental ponderar a melhor forma de pedir a demissão com o intuito de deixar as portas abertas.

Bárbara afirma que o profissional deve pensar também na empresa. O ideal é dar um prazo razoável para que ela tenha tempo de recolocar outro profissional em seu lugar. “Esse período não deve ser muito curto (poucos dias), nem muito longo (meses)”, afirma.

Caso ocorra de ser convocado para treinar o novo funcionário, nunca faça nenhum comentário negativo sobre a empresa, gestores ou colaboradores. A regra serve também para o desempenho no trabalho. Fazer corpo mole, não é uma atitude aceitável. “A pessoa deve continuar exercer sua função normalmente. As vezes o profissional foi excelente, mas apronta na hora de sair da empresa”, diz Bárbara.

Cuidado. Na tentativa de ganhar um plus no salário, muitos profissionais procuram os gestores afirmando que estão sendo assediados por outras empresas com uma melhor proposta salarial. “Em geral isso não dá certo. Caso o gestor descubra, pode demiti-lo por falta de transparência”, diz Bárbara. Ela ensina que o ideal é apontar as insatisfações e procurar entender o que pode ser feito para ganhar o desejado aumento salarial.

Fonte: Jornal O Popular


Tópicos:
visualizações