Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

CAMPANHA SALARIAL 2015: Mais uma vez Fenaban mantém intransigência

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
11/09/2015 - 08:46

Nesta quinta-feira (10/09), a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação esteve reunida com a FENABAN para a terceira reunião de negociação, cujo tema foi igualdade de oportunidades, Liberdade sindical e Disposições transitórias. Mas, os debates não se converteram em direitos para os trabalhadores, visto que não houve evolução em nenhuma cláusula, concordando a FENABAN, apenas com a renovação de cláusulas com a mesma redação da CCT revisanda.

Os Bancos continuam irredutíveis às reivindicações dos trabalhadores, havendo negado todas as pretensões de inclusão e/ou aperfeiçoamento de cláusulas.

No que se refere às oportunidades para sindicalização, a Comissão CONTEC insistiu no tratamento isonômico a todos os Sindicatos, mas a FENABAN concordou apenas com a renovação da cláusula de sindicalização nos termos da CCT revisanda.

Sequer a cláusula de multa por descumprimento da CCT os Bancos concordaram em estabelecer um valor realista, cuja cobrança não seja antieconômica.

Os Bancos se negaram a avançar até nas cláusulas que tratam das Comissões Paritárias e Comissões Temáticas. A representação patronal se negou até a incluir na CCT cláusula de Participação em Cursos e Encontros Sindicais, sob alegação de entenderem que deve ser mantida nas Convenções aditivas.

Ao final da reunião, a FENABAN entregou proposta de cláusula de FRACIONAMENTO DE FÉRIAS, com o seguinte teor:

Cláusula xxx – FRACIONAMENTO DE FÉRIAS - Fica assegurada ao empregado a possibilidade de fracionamento das férias, em dois períodos, sendo um deles não inferior a 10 (dez) dias corridos, desde que por ele solicitado e com concordância do empregador.

Parágrafo único: O fracionamento de férias também poderá ser ajustado por iniciativa do empregador, caso haja a concordância do empregado.

Por último, a FENABAN registrou as incertezas da atual conjuntura, havendo a Comissão da CONTEC destacado que a história tem mostrado que o Setor Financeiro tem se dado bem nas crises, elevando cada vez mais seus lucros.

A próxima reunião de negociação com a Fenaban está agendada para dia 17 de setembro, a partir das 9h, para debater sobre remuneração, ficando para a semana seguinte a apresentação de contraproposta das cláusulas econômicas.

AVALIAÇÃO:

A FENABAN continua sinalizando sua indisposição de atender as reivindicações dos bancários, deixando claro que, sem mobilização, essa campanha não terá êxito.

Fonte: CONTEC

Tópicos:
visualizações