Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Calotes devem diminuir em 2013, após dois anos de alta, diz Serasa

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
14/12/2012 - 11:37

Após quase dois anos de crescimento, a inadimplência do consumidor deve diminuir em 2012, segundo indicador da Serasa Experian divulgado nesta sexta-feira (14). Os recuos ocorrerãao tanto no calote das empresas quanto na dos consumidores.

Em nota, a Serasa afirma que "o bom momento vivido pelo mercado de trabalho com taxas de desemprego historicamente baixas e ganhos salariais acima da inflação, as perspectivas de manutenção da taxa básica de juros em patamares também historicamente baixos por um tempo suficientemente prolongado e a melhora gradativa na qualidade da carteira de crédito do sistema bancário, tendo em vista uma postura mais criteriosa de análise e concessão, são fatores que contribuirão para que a inadimplência do consumidor, hoje estabilizada, porém em patamar elevado, consiga melhor caracterizar uma trajetória de normalização no ano que vem".

Em relação as empresas, o indicador registrou queda de 1,5% no mês de outubro em relação a setembro. Isso deve refletir na inadimplência das empresas, que também deverá configurar trajetória de queda no próximo ano.

"Além da já mencionada questão dos juros básicos (taxa Selic) sendo mantidos em níveis historicamente baixos, as expectativas de aceleração do crescimento econômico doméstico e a confirmação dos prognósticos de um cenário internacional menos conturbado em 2013 (comparativamente aos dois anos anteriores), auxiliarão na determinação de um quadro mais favorável para a inadimplência das empresas em 2013", avalia a Serasa.

Fonte: UOL


Tópicos:
visualizações