Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Bovespa fecha em alta pelo 2º dia e recupera perdas da semana

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
04/09/2015 - 08:39

Ações da Vale ajudaram a sustentar alta de quase 2% do índice.
Quadro econômico e político conturbado ainda inspiram cautela.

A Bovespa fechou em alta nesta quinta-feira (3), pelo segundo dia seguido, mais uma vez beneficiada pelo tom positivo nos mercados acionários no exterior, com as ações da Vale entre os principais suportes para o avanço.

O Ibovespa, principal índice da bolsa paulista, subiu 1,94%, a 47.365 pontos. Na semana, a bolsa sobe 0,44%. No ano, o índice acumula perda de 5,28%.

Perto do fechamento, as ações ordinárias da Petrobras subiam perto de 1% enquanto as preferenciais caíam. As da Vale também avançavam, acompanhando o movimento de mineradoras nas bolsas no exterior, com agentes do mercado repercutindo previsões sobre demanda de minério de ferro pela mineradora australiana Rio Tinto.

Cenário conturbado
No Brasil, o cenário macroeconômico deteriorado e o quadro político instável inspiraram cautela, mas algumas ações de companhias que tendem a se beneficiar a alta do dólar começavam a reagir, com a moeda superando R$ 3,80.

Nesta tarde, a notícia de que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, cancelou viagem à Turquia para a reunião de ministros do G20, também esteve no radar dos investidores. Ao invés de embarcar para o exterior, o ministro participa de uma reunião com a presidente Dilma Rousseff e com o titular do Ministério do Planejamento, Nelson Barbosa.

Em nota a clientes, o Credit Suisse destacou que as empresas ligadas a câmbio parecem começar efetivamente a fazer preço no mercado e a sustentar um pouco alguns setores que estavam muito pressionados na bolsa recentemente, como siderurgia.

Na quarta-feira à noite, o Banco Central manteve a taxa básica de juros em 14,25% ao ano, em decisão unânime e amplamente esperada, interrompendo o ciclo de aperto monetário iniciado em outubro do ano passado.

Véspera
A Bovespa fechou em alta nesta quarta-feira (2), ensaiando alguma recuperação após três pregões de perdas, em movimento alinhado à melhora nas praças acionárias no exterior, embora o conturbado quadro econômico e político doméstico ainda alimente cautela entre agentes financeiros. O Ibovespa subiu 2,17%, a 46.463 pontos.

O dólar fechou estável em relação ao real nesta quinta-feira (3), após ter ultrapassado a marca de R$ 3,80, novamente reagindo à apreensão com a deterioração das contas públicas e com a continuidade do ajuste fiscal no Brasil.

Fonte: G1

Tópicos:
visualizações