Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

BC mantém Selic em 7,25% ao ano e abre espaço para alta

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
07/03/2013 - 10:56

Decisão, que foi unânime, confirma expectativa da maior parte do mercado financeiro

(AE)07 de março de 2013 (quinta-feira)

Brasília - O Banco Central (BC) surpreendeu o mercado financeiro e disse que pode rever sua estratégia para a política de juros neste ano, após a divulgação de dados mais preocupantes em relação à inflação. O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu ontem manter a taxa básica de juros em 7,25% ao ano, mas indicou que a Selic pode voltar a subir em breve.

Os juros estão no nível atual desde outubro, quando a instituição passou a afirmar que a estabilidade dos juros “por um período de tempo suficientemente prolongado” era a “estratégia mais adequada” para garantir a queda da inflação.

Agora, o BC diz que “irá acompanhar a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária”. O Copom volta a se reunir nos dias 16 e 17 de abril. O Copom disse ainda que a decisão foi tomada considerando “a conjuntura macroeconômica e as perspectivas para a inflação”.

A decisão de manter os juros, que foi unânime, já era esperada por praticamente todo o mercado financeiro, que estava atento a possíveis mudanças no comunicado da decisão. A retirada da expressão “suficientemente prolongado” era vista por analistas como o sinal de que não seria mais possível sinalizar com a estabilidade dos juros diante das previsões cada vez piores em relação à inflação.

A nova posição da instituição deve contribuir para reforçar as apostas de antecipação do aperto monetário. Na última reunião, em janeiro deste ano, o BC decidiu não mexer nos juros. Desde então, os números e previsões para a inflação só pioraram, com o acumulado em 12 meses cada vez mais próximo do limite de 6,5%.

Fonte: O Popular


Tópicos:
visualizações