Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Basileia 3 deve elevar taxa de juros acima de 30 dias

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
10/12/2012 - 12:54

Alerta foi feito pelo BIS, destacando que as mudanças devem ter reflexos na atuação dos bancos centrais

O Banco de Compensações In­ternacionais (BIS, na sigla em in­glês) admitiu ontem que a im­plantação de algumas das novas exigências de Basileia 3 irá in­fluenciar as taxas no mercado de juros, com possível alta em ope­rações acima de 30 dias, e tam­bém deve provocar mudança na maneira que os bancos centrais operam a política monetária.

A constatação faz parte do rela­tório trimestral da instituição di­vulgado ontem. No relatório, o BIS avalia um dos aspectos rela­cionados à Basileia 3: o início do requerimento mínimo de liqui­dez de 30 dias, o chamado LCR. Por essa nova regra, que deve en­trar em vigor em janeiro de 2015, o sistema bancário precisará ter recursos de "alta liquidez" para resistir a um cenário de estresse financeiro agudo com duração de um mês.

Prêmio. Após a análise do fun­cionamento do mercado e das mudanças, os economistas do BIS, Morten Bech e Todd Keister, dizem que, quando o LCR co­meçar a ser praticado, "pode ha­ver aumento do grau de inclina­ção" na curva de juros. "Através da introdução de um prêmio adi­cional para empréstimos inter­bancários que se estendam por mais de 30 dias", diz o documen­to.

Bech e Keister explicam que o aumento do custo desses em­préstimos é explicado por uma característica da regra de LCR. Pelo norma já divulgada, o LCR será uma relação entre o estoque de ativos de alta liquidez e o total das saídas líquidas dos próximos 30 dias.

Dessa forma, um empréstimo de 90 dias, por exemplo, vai aju­dar o banco a aumentar o total de ativos de alta liquidez sem ele­var o denominador da conta, já que a operação vencerá apenas em três meses.

Fonte: O Estado de S. Paulo


Tópicos:
visualizações