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Bancos brasileiros disputam negócios na América Latina

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05/11/2013 - 09:37

O crescimento no mercado de capitais na América Latina atrai o interesse dos bancos brasileiros, que tentam se posicionar como especialistas na região.

O BTG Pactual atuou em 14 ofertas de ações fora do Brasil desde o ano passado. A mais recente delas foi a oferta subsequente de US$ 330 milhões da empresa chilena de navegação Compañía Sud Americana de Vapores (CSAV), em setembro.

Por meio de aquisições, o banco conseguiu rapidamente se estruturar no Chile, na Colômbia e no Peru. No mês passado, recebeu autorização para montar uma corretora no México, onde já tem um escritório.

A estratégia do BTG é reproduzir nesses mercados as atividades que tem no Brasil. Além de ofertas de ações, também estão no radar da instituição atividades como emissões de renda fixa, assessoria a fusões e aquisições, private banking, análise de investimentos e distribuição de ativos.

Nesse modelo, ter presença local é fundamental para originar negócios, afirma o chefe de mercado de capitais do BTG, Fábio Nazari. "As operações fora do Brasil são cada vez mais relevantes. Não são um apêndice", diz.

Com o objetivo de ser reconhecido como o "banco da América Latina", o Itaú BBA aposta no relacionamento comercial com empresas como lastro de sua expansão regional.

Neste ano, a instituição fez um aporte de US$ 200 milhões para montar um banco na Colômbia, por meio do qual pretende oferecer crédito e assessoria financeira a empresas. O banco de investimentos também atua no Chile, onde tem estrutura de corretora, e tem um escritório de representação no Peru. Está nos planos o fortalecimento dos negócios no México, onde já tem equipe de analistas.

O Itaú BBA baseia sua estrutura em um tripé formado por banqueiros de investimentos, analistas e equipe de vendas. "É muito importante ter presença local", afirma Fernando Iunes, diretor do banco de investimentos.

Desde 2011, a instituição participou de operações como a abertura de capital da subsidiária mexicana do Santander, as ofertas subsequentes do mexicano Banorte e da colombiana Cementos Argos e a oferta inicial da Arcos Dorados, operadora do Mc Donald's na América Latina.

As atividades do Itaú BBA vão em linha com a estratégia de internacionalização do controlador, o Itaú Unibanco. A instituição tem presença em sete países da região, além do Brasil. Na Argentina, no Uruguai, no Paraguai e no Chile, o banco atua no varejo e, no México, tem uma área de cartões. (TM)

Fonte: Valor


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