Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Banco do Brasil suspende patrocínio ao vôlei após relatório do governo

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
12/12/2014 - 09:33

SÃO PAULO  -  O Banco do Brasil suspendeu o patrocínio ao vôlei brasileiro nesta quinta-feira, depois de relatório final da Controladoria-Geral da União (CGU) comprovar irregularidades na gestão de dinheiro público na Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

A auditoria foi realizada pelo órgão do governo federal responsável pela defesa do patrimônio público, transparência e combate à corrupção após denúncias da ESPN Brasil, feitas desde o início do ano. As conclusões estão em dois relatórios, um de 55 e outro de 31 páginas, apresentados nesta quinta.

Parceira do vôlei nacional há 23 anos, o banco estatal disse à reportagem que "suspendeu os pagamentos à CBV referentes aos contratos de patrocínio e condiciona a retomada dos pagamentos -e a continuidade do patrocínio- à adoção imediata pela CBV de todas as medidas corretivas apontadas pela CGU, além de outras identificadas pelo Banco como necessárias".

O atual acordo da CBV com o Banco do Brasil vai até 30 de abril de 2017 e prevê confidencialidade em relação ao valor do patrocínio. Os valores não são revelados. O primeiro contrato entre as parte é de 1991 e o mais recente foi assinado em 2012.

A CGU determinou abertura de investigação sobre contratos assinados entre a CBV e o banco em março.

No relatório publicado nesta terça, a CGU afirma que o Banco do Brasil deve adotar medidas corretivas com vistas a eliminar dois pontos principais: "Necessidade de realização de novos procedimentos para projetos de patrocínios com vistas a mitigação [alívio] de riscos para o Banco do Brasil" e "readequação do instrumento do bônus de performance nos contratos".

O primeiro ponto diz respeito às denúncias de fraudes e favorecimento a parentes ou pessoas estritamente ligadas a CBV em contratos.

Um dos casos foi o acordo firmado com a empresa SMP, do ex-superintendente geral da CBV Marcos Pina, que recebeu R$ 10 milhões para intermediar o contrato com o Banco do Branco. Ele deixou o cargo após as denúncias.

A CGU afirma que após auditoria não é possível "verificar a efetiva contraprestação do serviço como no caso de consultorias contratadas para assessorar a CBV na negociação de patrocínios".

"Parte das medidas apontadas pela CGU foram previamente identificadas pelo BB e constam de aditivo contratual que foi negociado com a CBV, porém sem resposta final por parte da Confederação", informou o banco.

"O Banco do Brasil reitera que não irá compactuar com qualquer prática ilegal ou que seja prejudicial ao esporte e à comunidade do vôlei, e entende ser necessário que a CBV adote novas práticas de gestão que tragam mais disciplina e transparência à aplicação dos recursos", concluiu a nota.

 

Fonte: Valor Econômico

Tópicos:
visualizações