Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Banco Central: Prévia do PIB é de 1,64% em 2012

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
21/02/2013 - 09:33

Resultado oficial da expansão da economia brasileira no ano passado será divulgado pelo IBGE em 1º de março

A economia brasileira desacelerou no final do ano passado e fechou 2012 com o pior desempenho desde 2009. O Banco Central divulgou ontem o seu indicador de atividade econômica, que apontou expansão de 1,64% no ano. Como esse índice tem apresentado resultados superiores aos verificados pelos números oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que consideram um leque maior de dados, o resultado reforçou a avaliação do mercado de que a economia se recupera, mas ainda lentamente, e deve ter encerrado o ano passado com expansão em torno de 1%.
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) mostrou crescimento de 0,26% em dezembro, bem abaixo dos 0,57% de novembro, na comparação com o mês anterior. O resultado veio pouco abaixo das projeções do mercado. No quarto trimestre, o crescimento foi de 0,62%, inferior ao observado no período de julho a setembro, em relação ao trimestre anterior. Quanto ao resultado do ano, se forem descontados os efeitos sazonais, o desempenho do indicador do BC foi ainda pior: avanço de apenas 1,35%.
 

Diferença

Embora seja considerado como um indicador que antecipa a tendência para o Produto Interno Bruto (PIB), o IBC-Br apresentou resultados mais elevados em todos os trimestres de 2012. Enquanto os números do IBGE mostram altas de 0,1%, 0,2% e 0,6% nos três primeiros trimestres de 2012, nas comparações com os trimestres anteriores, o IBC-Br cresceu, nestes períodos, respectivos 0,30%, 0,58% e 1,12%.
Os números oficiais do PIB para o ano passado serão divulgados pelo IBGE em 1º de março. Na semana seguinte, o Banco Central se reúne para avaliar se segue ou não com a taxa básica de juros, a Selic, nos atuais 7,25% ao ano.
 

Fundo do poço

As Regiões Nordeste e Centro-Oeste cresceram acima da média nacional em 2012, segundo o Índice de Atividade Econômica Regional do Banco Central. A expansão nas duas Regiões foi, respectivamente, de 3,33% e 2,01%, considerando os dados sem ajuste sazonal.

O Sudeste teve expansão de 1,00%, enquanto o Norte cresceu 0,91% A única região cujos dados de 2012 não haviam sido fechados pelo BC era o Sul, que apresentou crescimento de 0,58% até novembro em relação ao mesmo período de 2011.

O índice de atividade nacional divulgado na manhã desta quarta-feira mostrou expansão de 1,64% em 2012. Entre os Estados para os quais já foram fechadas as contas do ano passado pelo BC, destaque para os resultados de Pará (+3,2), Bahia (+3,1%), Pernambuco (+2,9%), Minas Gerais (+2,9%) e Goiás (+1,9%). Cresceram abaixo da média Ceará (+1,1%) e São Paulo (+0,6%). Amazonas registrou queda na atividade, de 1,8%.

O BC divulgará hoje o seu Boletim Regional, com mais detalhes sobre a economia nas diversas Regiões do País.

Fonte: Jornal O Popular


Tópicos:
visualizações