Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Banco Central: Economia parou de encolher

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
18/11/2014 - 09:40

Alta de 0,6% no terceiro trimestre deste ano não compensou queda de 0,8% entre março e junho

Brasília - A economia brasileira parou de encolher, mas está estagnada no acumulado do ano, mostra o Banco Central.

Segundo os cálculos divulgados ontem, a atividade econômica teve expansão de 0,6% no terceiro trimestre, na comparação com os três meses anteriores.

Foi a melhor taxa desde o segundo trimestre de 2013, mas não chegou a compensar a queda de 0,8% medida entre março e junho deste ano.

De janeiro a setembro, a variação foi de 0,01% ante o mesmo período de 2013.

Chamado de IBC-Br, o índice de atividade do BC baseia-se em dados da indústria, dos serviços e do comércio. A medida mais completa da evolução da produção e da renda do país é o PIB, cujo desempenho trimestral será divulgado no fim do mês pelo IBGE.

Segundo o economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito, o cálculo veio acima do esperado. O indicador sugere que o país saiu da recessão, mas ainda assim não é motivo para comemoração, afirma.

BAIXA CONFIANÇA

Níveis baixo de confiança do consumidor e do empresário são outros indícios de um fim de ano difícil, diz Rafael Bacciotti, economista da Tendências Consultoria. Do lado da produção, o estoque elevado na indústria, sobretudo automobilística, sugere que o PIB do terceiro trimestre virá abaixo do IBC-Br. Ele aposta numa expansão de 0,3%.

Na pesquisa semanal feita pelo BC com analistas de bancos e consultorias, a projeção central para o crescimento do PIB neste ano ficou estável, em 0,21%. Para 2015, a estimativa ficou em 0,8%.

Extrato único facilita acesso à informação

Florianópolis - O Banco Central lançou ontem um serviço na internet que permite às pessoas físicas o acesso a informações bancárias em um extrato unificado, o Registrato.

Estarão disponíveis dados de dois sistemas administrados pelo BC. O primeiro são as informações cadastrais juntos aos bancos. O segundo é o sistema de informações de crédito SCR, que reúne dados sobre dívidas acima de R$ 1.000, incluindo aquelas no cartão de crédito.

Hoje, para ter acesso a esse relatório, é necessário ir pessoalmente a uma das sedes do BC ou enviar o pedido por carta com documentos autenticados em cartório.

Segundo o BC, são emitidos cerca de 35 mil relatórios por ano, demanda que vem crescendo cerca de 20% ao ano.

Para ter acesso ao novo sistema, a pessoa que já tem conta em banco deverá acessar a página do BC e solicitar uma chave de segurança. Depois ela irá ao site de um dos seus bancos para validar essa autorização. Os bancos têm 30 dias a partir de ontem para adaptar seus sistemas a essa mudança, mas a maioria já está com o internet banking preparado. O cadastro deverá ser concluído no site do BC.

Quem não tem conta em banco deve ir presencialmente ao BC fazer o cadastro.

 

Fonte: Jornal O Popular

Tópicos:
visualizações