Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Atividade econômica sobe 0,4% em setembro, aponta BC

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
18/11/2014 - 09:43

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado pela autoridade monetária nesta segunda-feira, aponta um crescimento da atividade econômica de 0,4% em setembro, na série com ajuste sazonal, seguindo alta de 0,2% em agosto (dado revisado, anteriormente calculado em 0,27%).

A variação mensal ficou acima da projeção média feita por 16 instituições consultadas pelo Valor Data, que sugeria alta de 0,1% para o indicador. O intervalo de projeções variava entre queda de 0,2% a avanço de 0,4%.

Sobre setembro do ano passado, o IBC-Br aponta alta de 0,92% na série sem ajuste (baixa de 0,24% com ajuste). No ano, há alta de 0,01% sem ajuste (também 0,01% com ajuste).

Em 12 meses, o avanço é de 0,6% (também 0,6% com ajuste). Devido às revisões constantes do indicador, o IBC-Br medido em 12 meses é mais estável do que a medição mensal, assim como o próprio Produto Interno Bruto (PIB).

O indicador leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços). A estimativa de atividade econômica incorpora a produção estimada para os três setores acrescida dos impostos sobre produtos.

Recuperação no segundo semestre

Considerado uma prévia do PIB, o IBC-Br registrou uma expansão de 0,59% no terceiro trimestre ante o segundo trimestre, indicando que provavelmente a economia entrou em trajetória de leve recuperação neste segundo semestre.

No segundo trimestre, o indicador havia registrado uma retração de 0,78%. O cálculo considera a variação da média dos valores mensais apurados em cada trimestre, com ajuste sazonal.

O resultado do terceiro trimestre está em linha com o que vinha dizendo o Banco Central em seus documentos oficiais, que apostava numa moderada recuperação da economia no segundo semestre, depois da retração no primeiro semestre.

Os dados sugerem que a economia pode ter voltado a crescer depois de ter entrado em recessão técnica com dois trimestres seguidos de queda, pelos números oficiais do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IBGE divulgará o resultado do PIB do terceiro trimestre no dia 28 deste mês.

 

Fonte: Valor Econômico

Tópicos:
visualizações