Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Aplicações: Tesouro Direto é alternativa para investir em cenário de juro baixo

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
28/01/2013 - 10:02

Além disso, é um investimento ideal para situações em que não se pode correr riscos

São Paulo - Com a redução da taxa básica de juros, a Selic, os títulos do Tesouro Direto ficaram ainda mais atrativos em relação a outras aplicações de renda fixa. Principalmente para o pequeno investidor, que tem dificuldade de conseguir custos mais baixos em muitos investimentos tradicionais, como fundos.

Isso porque o peso de uma taxa de administração alta em uma aplicação cujo rendimento é atrelado à taxa Selic ou ao Certificado de Depósito Interfinanceiro (CDI), que fica próximo à taxa de juros, é maior quanto menor for a taxa Selic.

No entanto, é preciso ficar atento às taxas cobradas na aplicação no Tesouro Direto, que também podem corroer parte dos rendimentos.

Neste mês, a BM&FBovespa e o Tesouro extinguiram a taxa de negociação na compra de títulos - que era de 0,1% - para reduzir os custos do investimento, cujo ganho começava a empatar com a caderneta de poupança.

Agora, para aplicar no Tesouro, há uma taxa de custódia, cobrada pela BM&FBovespa, de 0,3%, e outra cobrada pela instituição financeira escolhida pelo investidor - muitas não cobram, mas ela costuma variar até 2%. Para pesquisar as taxas das instituições, há uma lista no site do Tesouro (www.tesouro.fazenda.gov.br).

Vale lembrar que incide ainda na aplicação o Imposto de Renda e o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) para resgates antes do período de 30 dias.

Há diversas opções de títulos oferecidas pelo Tesouro, com diferentes vencimentos. Alguns são prefixados, em que a rentabilidade é definida na compra, e outros, pós-fixados, em que o rendimento é atrelado a um indexador, como a taxa de juros, e pode variar de acordo com ele.

Os prefixados são mais rentáveis quando a perspectiva é de redução de taxa de juros. Já os pós-fixados, quando a perspectiva é de aumento da Selic ou da inflação, segundo o educador financeiro Mauro Calil.

A liquidez - velocidade de o investimento se transformar em dinheiro - é garantida pelo governo, que recompra, toda semana, os títulos que os investidores querem vender.

Nessa operação, o aplicador pode ganhar ou perder dinheiro, dependendo de quanto pagou pelo título e do seu valor de mercado - definido por oferta e demanda.

Escolha certa

Apesar de o Tesouro oferecer vantagens como o baixo custo, a praticidade e a garantia do governo, antes de escolher uma aplicação, o investidor deve definir três premissas: a quantia disponível para o investimento, o objetivo e o prazo para resgatar os recursos. Assim, é mais fácil escolher a opção mais adequada.

Para Calil, o Tesouro Direto é um investimento ideal para situações em que não se pode correr riscos, como um investimento para uma festa de casamento, e para, no máximo, dois anos.

Para ele, quando o objetivo permite um pouco mais de risco e um prazo maior, outras opções podem render mais, como fundos imobiliários, títulos de dívida privada, Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA).

Fonte: Jornal O Popular


Tópicos:
visualizações