Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Apesar de queda da JBS, Bovespa fecha em alta com Petrobras

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
23/12/2014 - 09:01

Ibovespa avançou 0,95%, a 50.120 pontos.
Ações da Petrobras subiram quase 5% após Dilma defender Graça Foster.

O tom positivo prevaleceu na Bovespa no encerramento do primeiro pregão da semana, com as ações da estatal Petrobras retomando o fôlego e fechando em alta, após declarações da presidente Dilma Rousseff defendendo Graça Foster terem enfraquecido os papéis no final da manhã.

A melhora das ações dos bancos Itaú e Bradesco também ajudou no fechamento positivo, após o Ibovespa passar boa parte da sessão pressionado pela forte queda dos papéis da produtora de carnes JBS.

O Ibovespa, principal índice da bolsa paulista encerrou em alta de 0,95%, a 50.120 pontos. Veja cotação

As preferenciais da fecharam em alta de 4,98%, tanto as ordinárias quanto as preferenciais.

Profissionais do mercado de renda variável atribuíram o movimento a ajustes, com a menor liquidez amplificando o efeito dos movimentos, uma vez que o noticiário, na visão deles, não foi favorável, com Dilma defendendo a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, e o petróleo recuando no mercado internacional, destaca a Reuters.

Em meio a expectativas no mercado de mudanças na direção da Petrobras, no centro de um escândalo de corrupção, Dilma disse que fará mudanças no Conselho de Administração da companhia, mas deu indícios de que não pretende trocar o comando operacional, que tem Graça Foster à frente.

No exterior, o petróleo abriu em alta, mas  abandonou os ganhos em meio a comentários do ministro do petróleo da Arábia Saudita, Ali al-Naimi, de que teria convencido a Opep de que não é do interesse do grupo cortar sua produção.

JBS chegou a cair quase 18%
No caso de JBS, as ações despencaram quase 18% na mínima da sessão, com operadores citando reportagem do jornal "Valor Econômico" informando que a empresa creditou R$ 800 mil em duas contas correntes de uma empresa fantasma investigada pela operação Lava Jato.

A empresa divulgou comunicado em que refutou "veementemente" notícia associando a empresa com contas bancárias envolvidas na operação. Mas as ações ainda fecharam em baixa de 8,67%.

Outros destaques
Ainda no setor de alimentos, a BRF também respondeu por um peso negativo ao Ibovespa, com queda de 1,26%, após ter encerrado a última semana com ganho acumulado de quase 10%.

Os papéis preferenciais de Itaú e Bradesco reverteram as perdas e fecharam com acréscimos de 0,69% e 0,84%, respectivamente, corroborando o resultado positivo, em razão da expressiva participação na composição do índice, de quase 20% na soma dos dois.

As ações do setor elétrico estiveram entre os destaques positivos, caso de Eletrobras, que subiu 5,14; e Cemig, com alta de 4,61%. O mercado mantém expectativa positiva para o novo ciclo de revisão tarifária, bem como ajustes extraordinários.

Vale até flertou com o campo positivo, mas não se sustentou e ficou no grupo dos pesos negativos, após o preço do minério de ferro voltar a recuar nesta segunda.

Fonte: G1

Tópicos:
visualizações