Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Agência de risco piora nota do sistema bancário do Brasil

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
03/10/2014 - 08:27

Para a Moody's, 'o ambiente operacional vai limitar volumes de negócios'.
Expectativa da agência é que economia cresça menos de 1% este ano.

A agência de classificação de risco Moody's mudou a nota do sistema bancário do Brasil de "estável" para "negativa". A mudança se deve a um "ambiente operacional cada vez mais difícil ao país, que irá limitar os volumes de negócios, ferir a qualidade dos ativos e reduzir a rentabilidade", de acordo com o relatório "Perspectiva do Sistema Bancário Brasileiro".

"Esperamos que a economia brasileira cresça menos de 1% este ano e apesas 1% no próximo", calcula Ceres Lisboa, vice-presidente da Moody's.

Lisboa acrescenta que “inflação persistentemente elevada, um abrandamento do mercado de trabalho e declínio da confiança dos consumidores e do empresariado vão prejudicar tanto a demanda por crédito como os lucros dos bancos.”

Segundo a agência, nos últimos três anos, o crescimento econômico brasileiro tem sido "opaco". Para os economistas da Moody's, a  expansão do País dependerá de um reequilíbro das políticas de governo.

“As políticas fiscal e monetária divergentes no país e as próximas eleições adicionaram ainda mais incerteza entre os investidores, o que deverá pesar ainda mais sobre a capacidade dos bancos para gerar capital”, acrescenta Lisboa.

Apesar das críticas, a liquidez dos bancos está forte de maneira geral, especialmente para as maiores instituições financeiras, avalia a agência. "Uma desaceleração na concessão de empréstimos deverá reduzir suas necessidades de financiamento e melhorar os níveis de capitalização, ainda que de forma leve", conclui o documento.

Fonte: G1

Tópicos:
visualizações