Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Mesa Temática debate TELETRABALHO no BB

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
29/12/2022 - 09:34

Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (28/12), a Comissão de Negociação da CONTEC se reuniu com a Comissão de Negociação do BB, para tratar do teletrabalho no Banco do Brasil.

As mesas temáticas estão previstas no Acordo Coletivo de Trabalho ACT 2022-2024, e o teletrabalho foi o primeiro tema acordado entre as partes para debater e sugerir formas e alternativas para aperfeiçoamentos em benefício de todos, uma vez que já foi implantado no Banco do Brasil e entendemos que há necessidade de ajustes.

Conforme números fornecidos pelo BB, dos 14.594 funcionários lotados nos prefixos que estão habilitados para o trabalho remoto, 10.421 funcionários aderiram à sistemática, sendo 10.143 na modalidade hibrida e apenas 358 funcionários da TI – Tecnologia da Informação, que se encontram exercendo 100% das atividades em home-office e recebendo ajuda de custo. Os negociadores do BB também registraram a necessidade de cursos para possibilitar a habilitação de maior número de colegas ao trabalho remoto.

Registrando que não há colegas em on office e questionando a regra que exige a prestação de serviço remoto na mesma praça, a Contec sugeriu:

que seja estendido a todos cujo serviço não precisa ser prestado presencialmente nos locais de trabalho, o tratamento concedido aos colegas da área da TI;

o retorno de implementação do protocolo “covid”, com a previsão de condutas inclusive para os que não apresentam sintomas, mas que apresentem atestado, uma vez que a pandemia continua, apesar de haver sido decretado seu “término”; e,

a flexibilizado das regras atuais, para permitir o trabalho em home-office aos colegas com gripe ou residentes com pessoas com covid, com reativação das normas de Trabalho Remoto Residencial Emergencial, ou seja, ajustes/aperfeiçoamentos do próprio ACT covid, para o Trabalho Remoto Institucional; e,

a ampliação do público-alvo do teletrabalho.

Representaram o Banco na reunião o gerente de soluções Élcio Felix Brito filho, Ana Maria Cardoso da Cruz, Anderson Andrei da Silva, Céssia Freitas de Figueiredo, Cláudia Vieira de Souza Barros, Kelly Natanry Miranda, Marcelo Wilson Pereira, Monica Carvalho Bastos e Nádia Brugnara Soares.

A CONTEC foi representada pelo presidente Dr. Lourenço Ferreira do Prado, pelo Coordenador Gilberto Antonio Vieira e pelos seguintes dirigentes: Andrea Gurgel, Carlos Souza, Carlos Kravicz, Daniel Solano, Dejair Besson, Gladir Basso, Isabela Ribas, Itamara Moura, Ivanilson Batista, João Barbosa, Luana, Luiz Francisco Cardoso, Antonio Maciel, Marco Antonio Hilário, Mário Sérgio, Marlon, Martim, Paulo César, Rogério Marques, Samuel, Valéria Oliveira, Walter Augusto Hofelmann. Participou como convidado o presidente da ASABB, Dr. Luiz Roberto.

Destacando a necessidade de ajustes, considerando a efetiva realidade, já que, de fato, a pandemia não acabou, como sempre se soube, após o registro das sugestões e debates o gerente de soluções do BB assinalou que acolhe as sugestões recebidas e prometeu responder futuramente.

Fonte: Contec

Tópicos:
visualizações