Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Sindicato participa de seminário sobre novas tecnologias

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
18/07/2014 - 11:26
Ocorreu nesta quinta-feira, 17, em São Paulo, um seminário entre dirigentes sindicais de todo o país e a Fenaban quando foram debatidos temas relacionados a novas tecnologias e o impacto no emprego e no atendimento bancário.

            Foram discutidos as mudanças tecnológicas em andamento no setor financeiro, especialmente a implantação dos meios eletrônicos de pagamento e a regulamentação do mobile banking no Brasil, já vigente em países como África do Sul, Quênia, Filipinas e Japão.

Investimentos em tecnologia

            De acordo com a Pesquisa de Tecnologia Bancária da Febraban, as transações bancárias via mobile cresceram 270% entre 2009 e 2013, enquanto as transações realizadas nas agências e ATM aumentaram apenas 1% e 6%, respectivamente. Nem mesmo as operações via internet banking cresceram tanto, subindo 23% no período.

            No debate, os representantes dos trabalhadores buscam questionar a quem o novo modelo beneficia. Foram debatidos as implicações das novas tecnologias no emprego da categoria e no atendimento bancário. Em 2013, os bancos figuraram como os maiores compradores de tecnologia do país, com gastos de R$ 20,6 bilhões em TI. Porém, em nenhum momento os trabalhadores ou as entidades de defesa dos direitos dos consumidores foram ouvidos.

            O crescimento das transações com mobile, apesar de expressivo, ainda é basicamente realizado sem movimentação financeira, ou seja, mais voltado para consultas, o que demonstra que os próprios clientes ainda não confiam plenamente no novo sistema.

Corte de empregos

            Enquanto investem na tecnologia, os bancos privados continuam reduzindo o emprego. De março de 2011 a março de 2014, cinco dos seis maiores bancos, com exceção da CAIXA, fecharam 34.466 postos de trabalho, com o objetivo claro de diminuir a folha de pagamento.

Click no arquivo abaixo e veja o informativo Sindicato em Ação:

 

sindacao-julho-18-1219191311.pdf
Tópicos:
visualizações