Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Reunião da COE/CONTEC com a diretoria de RH do Bradesco

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
23/06/2017 - 15:12
bradesco-sergio-4061915.jpg
Na última terça-feira (20), foi realizada reunião entre a COE (comissão de organização dos funcionários) e a direção de Recursos Humanos do Bradesco, na Cidade de Deus, em Osasco-SP.
    O presidente do Sindicato dos Bancários de Cascavel e Região e da Federação da classe no Paraná, Gladir Basso, que é diretor de Assuntos Legislativos da Contec (Confederação Nacional dos Bancários), coordenou o encontro. Gladir representou o presidente da Contec, Lourenço do Prado.
    A reunião contou com a participação de dirigentes sindicais bancários e securitários da Contec, das Federações e de Sindicatos de todo País. Já o Bradesco esteve representado por Glaucimar Peticov, diretora de Recursos Humanos; Silvia Eduara Cavalheiro e Priscila Mosca, relações sindicais.
    Na ocasião, os dirigentes sindicais apresentaram as seguintes reivindicações, conforme segue, com as respostas do Banco:
1º Agências do
extinto HSBC:
    Cronograma de incorporação/fusão das agências do extinto HSBC, bem como para que não haja demissões nestas fusões.
    Resposta: O Bradesco trabalha na formação dos funcionários, tendo um trabalho de adequação ao sistema do banco, modelo Bradesco. Não há plano de demissões e nem cronograma.
    O critério será a análise de lucro da agência. De qualquer forma, o Bradesco não quer perder os funcionários. Mesmo as agências porta com porta será adotado este critério de avaliação.
2º Transferências
e promoções:
    Ainda vêm ocorrendo casos de funcionários assumindo cargos sem que tenham recebido a devida promoção com o aumento de salário e também ofertas de transferências para lugares distantes de suas localidades como forma de promoção, porém essa distância torna inviável a aceitação por parte desses funcionários.
    Resposta: O Banco prioriza o funcionário para adequá-lo o mais próximo possível de sua região. Assim, as transferências são com muito critério. Com relação às promoções, foi solicitado que os sindicatos, caso ocorra em sua base, que informe o RH que providências serão tomadas.
3º Premiação linear:
    Foi solicitado ao Banco o pagamento de premiações em programas de objetivos de forma linear a todos os funcionários como forma de reconhecimento ao alcance das metas cumpridas nos moldes que outros bancos utilizam
    Resposta: O Bradesco não aprova esta linha de pagamento, mesmo sabendo do risco de perder o funcionário para o mercado, porém o banco não concorda com a ideia de que esta remuneração aumentará a produção, acreditando no crescimento do funcionário e não em seu ganho. Prova disto foi o grande valor investido em treinamento e cursos em diversos segmento para preparação e crescimento de todos. De qualquer forma, o Banco anotou o assunto e será analisado.
4º Valorização do
dirigente sindical:
    Este assunto já foi tratado diretamente com o presidente do Banco Bradesco, pois os sindicatos cumprem um papel fundamental para a organização e os salários de seus dirigentes encontram-se estagnados. Assim, foi proposto aumento nos moldes de outros bancos (exemplo da CEF, que utiliza os deltas), além dos dirigentes que não estão liberados e não recebem promoções.
    Resposta: No que tange às promoções dos dirigentes que estão nas agências, isso pode ocorrer sim, porém, um dos critérios é a mobilidade, sendo este o fator de maior relevância. Com relação à proposta da criação de critérios de aumento dos salários dos dirigentes, isso será anotado e analisado.
5º Plano de Saúde:
    Foi solicitada novamente a possibilidade de continuidade no Plano de Saúde para os funcionários que se aposentarem no Banco; foi questionado o cadastramento de profissionais; inclusão de dependentes sem a comprovação de dependência financeira; atendimento aos filhos até a idade limite sem precisar comprovar a escolaridade; foi questionado como é o procedimento para quem tem filhos deficientes.
    Resposta:Não há a possibilidade da continuidade do Plano de Saúde, pois o plano cedido aos funcionários é empresarial e ele não comercializa na pessoa física individual, isto não ocorrerá. O cadastramento de profissionais é de responsabilidade de empresas Bradesco Saúde, porém os sindicatos podem auxiliar informando como estão em suas regiões, que providências serão tomadas.
    A inclusão de dependentes sempre foi com a comprovação de dependência financeira e isto não tem como mudar. A questão dos filhos até a idade limite sem a comprovação está dentro da lei, mas será analisado. Sobre o questionamento dos que possuem filhos com deficiência, será feita uma pesquisa e informará na próxima reunião.
6º Seguro de Vida
em Grupo
Seguro coletivo de
Acidentes Pessoais
    O movimento sindical cobrou do Banco que o mesmo assuma os custos dos referidos seguros que são cobrados na conta dos funcionários.
    Resposta: O movimento sindical cobrou a redução dos valores cobrados sobre alegação de que há contratações mais baratas no mercado. O movimento sindical ficou de enviar esses estudos ao Banco para que o mesmo veja a possibilidade de reduzir os valores cobrados.
    Apólice: O movimento sindical cobrou do Banco cópia da apólice e das condições gerais para que os funcionários saibam as coberturas e demais detalhes da contratação do seguro.
    Resposta: O banco informou que todos os funcionários podem obter a cópia da apólice e das condições gerais dos referidos seguros via internet, e os funcionários que quiserem apólice no formato impresso e assinado devem solicitar no RH do Banco.
7º Demissões:
    Estão ocorrendo demissões principalmente dos funcionários mais antigos de Banco, e demissões na pré-aposentadoria.
    Resposta: As demissões não são dos mais antigos. O que vem ocorrendo é a análise de baixos desempenhos. O Bradesco é um dos mais tolerantes do mercado, porém todos devem entender que o passado não justifica o presente.
    Com relação às demissões nos períodos de estabilidade, pode ser que a informação desta estabilidade não tenha chegado ao Banco. De qualquer forma, caso ocorra, pode entrar em contato com o RH que providências imediatas serão tomadas.
8º Fechamento de PAAs:
    Alguns PAAs estão fechando por baixo desempenho. O que acontecera com o funcionários?
    Resposta: Não temos a informação deste fechamento de PAAs. Vamos averiguar.
9º CCP:
Possibilidade da criação de uma CCP
    Resposta: Não é política do Banco e não há possibilidade da criação da CCP.
10º Antecipação
da PLR:
    Foi solicitado ao Banco a possibilidade de pagamento da PLR em 01/09/2017, pois o prazo de pagamento é dia 30/09/2017
    Resposta: Será analisado e discutido com a executiva.
11º vale-refeição e vale-alimentação:
    Quando começará a funcionar o sistema que permitirá ao funcionário decidir como quer receber seus tickets.
    Resposta: A partir do segundo semestre, os funcionários podem optar até o dia dez de cada mês como querem receber seus tickets no próximo mês.
12º ponto eletrônico:
    Haverá mudanças no ponto eletrônico vinculado ao sistema de acesso do funcionário, como já foi discutido em outras reuniões?
    Resposta: No segundo semestre o Bradesco iniciará em algumas agências o teste de um sistema no qual o funcionário não poderá acessar o sistema do Banco se não registrar seu ponto eletrônico.
Fonte: FEEB-PR / SEEB-GO
Tópicos:
visualizações