Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Itaú: Score de Qualidade de Vendas (SQV) preocupa bancários

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
03/07/2018 - 15:08
itau-sqv-junho-2018-1871236.jpg

          Os empregados do Itaú querem mudanças urgentes no Sistema de Qualidade de Vendas implementado pela instituição financeira desde 2017 e quem vem causando uma série de transtornos para os bancários como advertências e demissões.

         Esse sistema, criado segundo o banco para ajudar a bater metas e aumentar a pontuação no Agir. Entretanto, por meio dessa ferramenta o funcionário é avaliado em sete indicadores:

 

ü  nível de cancelamento de produtos;

ü  cancelamento de produto seguido de nova contratação;

ü  reclamações;

ü  ações cíveis;

ü  concentração de vendas no mesmo CPF;

ü  ressarcimentos e cancelamento de crédito.

 

Na prática esse sistema penaliza os empregados.  Por um lado, o Itaú estabelece metas muitas vezes abusivas para os seus empregados venderem produtos e prega que o cliente tem o direito de contratar ou cancelar as transações, mas, por outro lado penaliza seus funcionários caso tenha que cancelar alguma venda mesmo que por iniciativa do contratante.

         E mais, por cada uma das chamadas falhas contantes no SQV o empregado recebe uma pontuação negativa que se acumula e só expira quando completa um ano. No caso do servidor chegar a uma determinada pontuação, recebe advertência que tem durabilidade de um ano. Isso sinaliza que o banco está criando condições para implementar demissões com justa causa.

         Outro agravante é que o empregado somente toma conhecimento da pontuação atribuída no SQV quando o banco lhe apresenta um documento comunicando a punição, sem nenhum direito de defesa e muitas das vezes sem saber do que se trata.

“Essas práticas são condenáveis e devem ser modificadas urgentemente. Vamos tratar dessa questão durante o processo negocial da nossa Campanha Salarial em andamento”, afirma Sergio Luiz da Costa, presidente do Sindicato dos Bancários de Goiás e integrante da Comissão Bancária Nacional de Negociações (CBNN).

CLIQUE AQUI e veja o informativo em pdf
Tópicos:
visualizações