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Combate ao Coronavírus: Confira o giro de notícias pelas instituições financeiras

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24/03/2020 - 17:59

Atendendo reivindicações dos bancários para combate à epidemia causada pelo Covid-19, as instituições financeiras divulgaram várias medidas.

 

 Itaú

            O Itaú alterou o horário de atendimento das agências em todo o país visando minimizar a exposição de seus empregados ao contágio pelo coronavírus. Das 9 às 10h o atendimento será restrito ao público de risco assim listado pelo banco: aposentados, beneficiários INSS, idosos e gestantes. Das 10 às 14h em contingência para público geral. A instituição financeira não incluiu lactantes no grupo de risco.

O banco garantiu ao movimento sindical que não vai haver demissões sem justa causa durante a pandemia e anunciou antecipação de 100% do 13º salário no dia 27 de abril próximo juntamente com o salário.

Quanto ao Programa AGIR, afirmou que está garantido a média da pontuação dos últimos 3 meses ou o piso mínimo de 1000 pontos, dos 2 o maior, ou seja, não haverá perdas financeiras por conta do momento.

 

Bradesco

            O Bradesco também alterou o horário de atendimento de suas agências em razão da pandemia do coronavírus (Covid-19). Das 8 às 10h o atendimento será prioritário ao grupo de risco e das 10h às 14h para o público normal.

 

 Santander

A instituição financeira comunicou que não iniciará nenhum processo de demissão sem justa causa em todo o Brasil durante o período da epidemia de coronavírus (Covid-19) e ressaltou, entretanto, que casos de justa causa


ou de violação do Código de Ética da organização não serão tolerados.

 

 Banco do Brasil

O BB orientou os gestores de unidades voltadas para o atendimento ao público a priorizar os serviços de abastecimento e funcionamento de todos os terminais das salas de autoatendimento. O comunicado informa ainda que o atendimento presencial deve ser prestado somente em casos essenciais e de forma excepcional para os casos, por exemplo, de desbloqueio de senha, desbloqueio de cartão e os saques benefícios sociais sem cartão.

 

Caixa Econômica Federal

            O atendimento no interior das agências será restrito, de forma exclusiva, aos serviços considerados essenciais à população neste momento de crise. São eles: saques do INSS sem cartão; saques de seguro desemprego defeso sem cartão e senha; saques de Bolsa Família e outros benefícios sem cartão e senha; pagamento de abono salarial e FGTS sem cartão e senha; desbloqueio de cartão e senha de contas; e abastecimento e processamento de depósitos realizados nas máquinas de auto atendimento. As agências abrem uma hora mais cedo para atendimento exclusivo aos clientes do grupo de risco.



Prezado Presidente Sérgio, boa tarde.

 

Em nome da FENABAN e em virtude da reunião realizada ontem, encaminho as informações abaixo:

 

Hoje a campanha será divulgada na TV Globo nos intervalos da Sessão da Tarde (entre 15h e 16h40) e do Jornal Nacional (20h30 e 21h30).

 

Amanhã, dia 25, estará na Band (intervalo de 3 programas), na Globo (intervalo de 3 programas), na Record (intervalo de 2 programas) e no SBT (intervalo de 3 programas).

 

No total a divulgação será em 11 programas da TV aberta.

 

5 maiores bancos:

•           Em agências previamente selecionadas, haverá atendimento exclusivo para públicos vulneráveis, das 9 às 10 horas (exceção do Bradesco, que, devido ao volume, vai dedicar o horário das 8 às 10 horas nos dias de pagamento de benefícios);

•           A informação será disponibilizada em comunicado afixado em cada agência;

•           O atendimento para os demais públicos se dará das 10 às 14 horas, em regime contingenciado, ou seja, com limite de pessoas no interior das agências e apenas com transações essenciais;

 

Outros pontos:

•           Para as questões relacionadas à TED de alto valor, todos os bancos criaram processos, a fim de que os clientes (PJ e PF) possam solicitar aumento de limite pontualmente para transferência de valores elevados;

•           Estes processos são relacionados à disponibilização de canais para que o cliente possa solicitar aprovação de uma transferência especificamente;

•           Houve também revisão dos limites de uma forma geral, mantendo a segurança e confiabilidade do sistema.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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