O Sindicato dos Bancários reuniu com a gerência Regional Goiânia do Banco Bradesco, oportunidade em que foram tratados diversos assuntos de interesse dos empregados da instituição financeira. A pauta da reunião foi criada durante um encontro de dirigentes sindicais do banco que ocorreu recentemente na sede do Sindicato e agora levada ao gerente regional, Jarbas Dias Batista, visando o encaminhamento de soluções.
Folga assiduidade
Segundo informações recebidas pelo Sindicato, colegas de algumas agências estariam tendo dificuldades de gozar a ‘folga assiduidade’ conquistada na negociação da Convenção Coletiva de Trabalho em vigor. A gerência regional garantiu que esse direito é assegurado a todos, bastando o interessado solicitar e adequar a data com as chefias imediatas. Aos gestores, basta comunicar à regional.
Quadro reduzido
Quanto ao trabalho excessivo nas agências em razão do número reduzido de empregados, o banco reconhece as dificuldades em razão de licenças e férias, mas que novas contratações de empregados serão efetivadas no menor espaço de tempo possível visando adequação do número de bancários em algumas unidades.
Autoritarismo
Em referência às reclamações sobre a existência de práticas de autoritarismo e de assédio moral exercidas por alguns gestores que ainda insistem em administrar utilizando-se da pressão e de ameaças, o gerente regional reafirmou que esse
modelo de gestão não é o recomendado pelo banco, dizendo que “são solicitados aos gestores para terem bastante cuidado no trato com as pessoas, zelando pela harmonia e respeito com toda a equipe”. O Sindicato alerta que bons resultados são conquistados através da união do grupo e com a valorização do empregado. Cobranças abusivas e autoritarismo não produzem lucros, somente discórdia.
Metas abusivas
Relativamente às metas exorbitantes o regional afirma que as cobranças estão acontecendo dentro da normalidade, com respeito e sem pressões impostas aos gestores de unidades.
Política de valorização
Sobre a valorização dos empregados o gerente regional disse que o banco vem realizando promoções e promovendo premiações àqueles que mais se destacam no âmbito profissional.
Vendas de produtos
A respeito da política do banco de não pagar comissões aos bancários pela venda de produtos nas agências, o Sindicato entende que o Bradesco está na contramão da realidade, pois os empregados vendem os produtos e quem recebe são os terceirizados. Pior ainda, a cobrança de metas exaustivas para vendas de seguros, capitalização, previdência etc é exercida em cima dos gerentes das agências. A nossa entidade sindical inseriu na pauta de reivindicações da categoria esta justa reivindicação e será discutida na mesa de negociações com a Fenaban. “Por que somente o Bradesco resiste em não valorizar seu corpo funcional, já que as demais instituições financeiras incentiva financeiramente quem realiza esses tipos de transações?”, questiona Sergio Luiz da Costa, presidente do SEEB-Goiás.
Metas para os Caixas
Outra política de difícil entendimento praticada pelo Bradesco é a cobrança para os caixas venderem produtos. É humanamente impossível esses profissionais focarem no atendimento aos clientes e usuários, em conferências de documentos e autenticações e, ainda, cumprirem metas como vendedores. Este também será um dos temas que serão discutidos na mesa de negociação com a Fenaban durante o desenrolar da nossa campanha salarial.