Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Zerada há 5 meses, Taxa Referencial praticamente deixou de existir

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
08/01/2013 - 09:39

Brasília - Um dos principais indexadores da economia brasileira, criado em 1991 junto com o Plano Collor 2, a Taxa Referencial (TR) deixou de existir. Pelo menos, extraoficialmente. Embora o Banco Central continue calculando diariamente o indicador, utilizado principalmente na correção da caderneta de poupança, das prestações da casa própria e dos saldos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o resultado dessa conta segue sendo zero há cinco meses.

A TR é calculada com base na taxa média dos CDBs prefixados, de 30 dias a 35 dias, oferecidos pelos 30 maiores bancos. Para se chegar ao número final, é utilizado ainda um redutor que torna a correção menor, compatível com os juros dos empréstimos para habitação.

Há dez anos, a TR rendia mais de 4,5% ao ano. Após o BC reduzir a Selic a 8% ao ano, em 11 de julho de 2012, o indicador chegou a ficar positivo por alguns dias. A partir de 7 de agosto, porém, não saiu mais do zero.

Fonte: Jornal O Popular


Tópicos:
visualizações