Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Veja as razões para não deixar a declaração do IR para a última hora

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
08/04/2014 - 09:09

Podem surgir imprevistos, como problemas no computador ou na internet.
Contribuinte que atrasar terá de pagar multa mínima de R$ 165,74.

Até a última semana, mais de 20 milhões de brasileiros ainda não haviam feito a declaração do Imposto de Renda 2014. Mas o contribuinte que deixa para declarar na última hora corre uma série de riscos, como o de encontrar problemas para fazer o download dos programas de preenchimento ou de envio e até de informar algum dado errado, diante da pressa, e cair na malha fina. O prazo termina no dia 30 de abril.

Especialistas ouvidos pelo G1 apontam as principais razões para que o contribuinte não deixe para declarar no fim do prazo. Os alertas foram feitos por Ricardo Umeda, diretor técnico da King Contabilidade, Luiz Henrique Mazetto Veronezi, tributarista do PLKC Advogados, e Richard Domingos, diretor-executivo da Confirp Consultoria Contábil.

1) O contribuinte pode perceber que algum documento está faltando e não terá tempo hábil para pedir segunda via ou localizar informações complementares.

2) Quem entrega na última hora provavelmente recebe sua restituição, caso seja devida, apenas nos últimos lotes.

3) Se informou alguma coisa errada, o contribuinte não terá tempo de corrigir os dados e enviar um declaração retificadora, aumentando, dessa forms, os riscos de ter sua declaração retida na malha fina.

4) Todos estão sujeitos a imprevistos. Por isso, se acontecer qualquer problema com o computador ou com a internet, o contribuinte terá pouco tempo para resolver. Além disso, como muitos deixam para a última hora, o site da Receita Federal tende a ficar sobrecarregado com o grande número de acessos.

5) Se precisar da ajuda de um profissional da área de contabilidade, para resolver algum problema específico, o contribuinte corre o risco de não encontrar horário para ser atendido.

6) Se, por algum desses motivos, entre outros, o contribuinte não enviar a declaração no prazo, ainda terá de pagar multa mínima de R$ 165,74.

Fonte: G1

 



Tópicos:
visualizações