Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Tributação Cartilha propõe mudanças

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
05/04/2013 - 10:09

São Paulo - O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional) lançaram ontem uma cartilha com 10 propostas de revisão do sistema tributário. Segundo o Dieese e o Sindifisco, o objetivo é torná-lo “mais justo”.

O principal ponto defendido na cartilha é o de que as cobranças incidam mais sobre aqueles com renda mais elevada e que, portanto, segundo os órgãos, “teriam mais condições de pagá-las”. Dentro dessa proposta, há pelo menos três sugestões: tributação de bens supérfluos e de luxo, cobrança de Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) de aeronaves e embarcações e criação do imposto sobre grandes fortunas.

As demais propostas focam no aperfeiçoamento do sistema de tributação, como a correção da tabela do Imposto de Renda - “de forma a melhorar sua progressividade” -, tributação de lucros e dividendos distribuídos e aumento dos impostos sobre propriedade da terra. Além disso, a cartilha sugere a desoneração permanente da cesta básica.

Fonte: Jornal O Popular


Tópicos:
visualizações