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Trabalho: Tenha um plano B para a sua carreira

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27/05/2013 - 09:31

Mesmo se tudo parecer estável, o plano B deve estar pronto para ser colocado em prática

Ao contrário do que muitos profissionais pensam, o momento ideal para planejar um plano B, ou seja, um plano alternativo para a carreira não deve estar vinculado necessariamente a insatisfação com o andamento da carreira, momento de estresse ou durante a aposentaria. O plano B deve ser pensado como uma espécie de carta na manga, cultivada ao longo da carreira. Essa é a forma mais acertada dele apresentar eficiência na hora de uma guinada.

O planejamento deve ser metódico, com foco para vislumbrar tanto o ápice da carreira quanto as adversidades. Segundo a consultora de carreira da Start Total, Lucélia Borges, qualquer tipo de desejo profissional requer planejamento. Por isso, aconselha, o profissional não deve ir ‘levando’ a vida profissional dia após dia. “Quando você planeja algo, você deslumbra. Por isso, é importante colocar no papel um passo a passo antecipando os exemplos”, diz.

Ela explica que dessa forma fica mais fácil o profissional antecipar as situações adversas e, assim, saber como contorná-las. Independente do objetivo, como reconhecimento profissional, mudança de posição no quadro da empresa ou aumento salarial, em todas essas situações um plano alternativo pode cair como uma luva.

Lucélia Borges explica que o ideal é planejar o plano B desde a pré-carreira. “Nesse momento, especialmente os jovens, ainda não sabem muito bem o que querem ou gostam. Ter um plano B é importante para ele seguir aquilo que ele mais gosta”, diz. Ela afirma que esse tipo de organização traz autoconhecimento. Por isso, recomenda que o profissional dedique um dia da semana ou mês para fazer uma autoanálise profissional.

Traçar os caminhos objetivados, ajuda o profissional a desenvolver habilidades deficitárias para exercer determinado cargo e também para conhecer seu valor no mercado de trabalho. Em caso de mudança de carreira, por exemplo, permite que o profissional prepare as habilidades intrínsecas a um cargo desejado. “Se ele almeja um cargo de gerente administrativo ele precisa se preparar com pós-graduação, idiomas e medir seu valor de mercado”, afirma.

Empresa

Antes de ingressar em uma empresa, Lucélia ressalta que o profissional deve procurar conhecer a política da empresa. A ideia é aproximar ao máximo seus próprios ideais profissionais com o ideal da empresa para evitar possíveis frustrações.

Fonte: Jornal O Popular


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