Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Trabalho: Profissional deve otimizar o tempo

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
17/11/2014 - 09:30

Para especialista, trabalhador pode alcançar um bom rendimento com menos esforço, desde que saiba administrar bem o tempo

 

Com o desaquecimento da economia e a falta de confiança do empresariado, a tendência é de que o quadro de funcionários das empresas fique cada vez mais enxuto. Para não cair na malha da demissão, uma das cartas na manga do funcionário é manter-se produtivo. Ao contrário do que muitos pensam, o desempenho máximo pode ser atingido com mínimo esforço.

Especialistas orientam que o primeiro passo do profissional é saber administrar o tempo. Nada de deixar tarefas para depois. O Ideal é confeccionar uma agenda e colocar as atividades prioritárias na primeira chamada.

Segundo a psicóloga Mariana Martins, o profissional deve aprender otimizar o tempo. Aparatos tecnológicos são um dos grandes algozes da nova geração. “As pessoas andam viciadas em mensagens do telefone. O aplicativo pode ser tanto um grande aliado comercial quanto um tiro no pé.”

Mariana explica que adiar uma tarefa considerada complicada é uma atitude comum entre os profissionais. Esse é o erro. “Na verdade, essa atividade deve ser feita prioritariamente, até por que depois as outras tarefas ficam muito mais tranqüilas”, diz.

Mariana salienta que deve haver uma parceria entre líder e colaboradores. Ela explica que o líder da equipe deve certificar que o funcionário não ficou com uma sombra de dúvida para executar a tarefa. “O líder deve ser muito claro, mas cabe também ao funcionário não ter receio de questionar qualquer tipo de dúvida. Erro gera desgaste e perda de tempo”, diz.

Dentro dessa seara, ela explica que muitos profissionais tendem a sugar todas as responsabilidades para si. Para ela, a atitude centralizadora emperra o andamento dos projetos. Na prática, as empresas estão interessadas em pessoas capazes de trabalhar em grupo.

Embora muitas empresas, sobretudo familiar, tenham dificuldades em apresentar propostas inovadoras, a especialista argumenta que esse é um campo recheado de possibilidades para um profissional empenhado. Para ela, a qualificação profissional vai além da permanência na empresa. “O profissional que se qualifica tem grandes chances de crescer dentro do quadro da empresa”, ressalta.

Reuniões

A psicóloga lembra que muitos profissionais tendem a resolver diversos tipos de problema por meio de reunião.

Para ela, essa é uma forma de perder tempo. “Reunião tem de ter não só motivo, mas hora para acabar”, diz.

Fonte: Jornal O Popular

Tópicos:
visualizações