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Trabalho Organize seu tempo para crescer

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28/10/2013 - 10:19

Gerenciamento de prazos e metas por funcionários é visto com bons olhos pelas empresas e pode acelerar promoção, diz analista

A capacidade de gerenciar seu tempo dentro de seu espaço de trabalho e deixar para trás desgastes físico e mental, cobranças corriqueiras de cumprimento de prazo de metas da empresa, além das horas extras desnecessárias, é possível. Basta ter mais disciplina e organização.

Para quem acha que 24 horas é pouco tempo para a realização de todas as atribuições diárias, comece aos poucos, degrau por degrau. Saiba que qualquer atitude que você faça para otimizar seu tempo é bem-vinda. E o melhor, é vista com bons olhos pela empresa e pode até acelerar aquela aguardada promoção.

Segundo a supervisora de recursos humanos do Senac, Priscila Brito, o profissional deve começar a adotar uma atitude simples, mas afugentada por muitos: uma agenda. Não precisa ser necessariamente aquela de papel. Os celulares possibilitam a anotação de dados, mas vale também bilhetes, anotações em um papel avulso, não importa. Deve-se priorizar as tarefas e estabelecer tempo para cada uma delas. “É preciso colocar na agenda todas as atividades diárias e tentar cumpri-las dentro do tempo programado para não protelar nenhuma atividade”, explica Priscila.

Entretanto, caso finde o período pré-estabelecido para executar determinada tarefa e o trabalho ainda está pela metade, continue. “Não deixe coisas por fazer, termine tudo aquilo que começar. Agora saiba que terá um tempo mais apertado para executar outras atividades e tente diminuir o tempo entre uma ação e outra”, ensina.

Dentro de uma empresa, diz, os colaboradores e chefes podem ajudar em momentos como este. Com um prazo apertado e metas importantes para cumprir, o profissional pode alertar outros colegas de trabalho ou mesmo a chefia de suas dificuldades. “Peça para que os colegas atendam ao telefone. Informe que deseja não ser interrompido nos próxima hora”, informa Priscila Brito.

10 minutos

Dez minutos é o tempo que você demora para voltar a se concentrar após interromper a execução de alguma atividade. Agora avalie. Quantas vezes por dia, você dá uma olhadinha nas mensagens que chegam no WhatsApp, o vídeo engraçado que está circulando pela na rede e as mensagens do Facebook? Tudo bem, ninguém é de ferro e, na dosagem correta, é possível ficar por dentro do que está ocorrendo fora de seu ambiente de trabalho. Mas, se seu horário está apertado, isso significa que, a cada seis checagens em suas mensagens de celular, correspondem a 60 minutos de improdutividade.

Delegar

Priscila explica que muitos líderes têm dificuldade em delegar tarefas. Essa prática, diz, pode ocasionar em sobrecarga, dificuldade de cumprimento de prazos e ainda gerar insegurança no restante da equipe. “Ele precisa confiar na equipe. Isso pode ser mais difícil no início da formação da equipe, mas não depois”, diz. O ideal, diz, é delegar o máximo de quantidade de tarefas aos colaboradores e ficar por conta de coordenar as execuções.

Atenção

Se você é organizado e administra bem o seu tempo e nada disso vem adiantando, fique de olho. Na verdade, o que pode estar ocorrendo é uma sobrecarga de trabalho. Priscila diz que as empresas tendem a “vendar os olhos” para essa situação. “Ele precisa explicar que está sobrecarregado e que é necessário mais um colaborador para executar todas as tarefas”, diz.

Fonte: Jornal O Popular


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