Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Trabalho: Erros que te afastam das entrevistas

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
05/01/2015 - 09:08

Pequenos detalhes são cruciais para que seu currículo não vá para o lixo da empresa

Janeiro é o mês ideal para ir à busca de um emprego e entregar currículos. Cuidados são essenciais, visto que o currículo é o primeiro contato com um possível empregador. É uma sensação desagradável ser rejeitado em uma candidatura de emprego que gostaria de conquistar, ou passar horas se candidatando e nunca ser chamado para a entrevista.

O psicólogo na área de Recursos Humanos, Helione Frederico Hernandes, lembra que, com a facilidade de comunicação dos dias atuais, é comum um gestor receber dezenas de currículos mensalmente. Alguns desses documentos pertencem a pessoas talentosas. Mas, de outro lado há a perda de tempo, pela quantidade de pessoas que não sabem dizer a que veio.

Até conseguir a entrevista de emprego é um caminho que precisa ser percorrido com cuidado e atenção. De acordo com Helione, as razões pelas quais a candidatura é rejeitada não têm a ver, na maioria das vezes, com as habilidades do profissional.

“Visto que o recrutador tem em mãos vários currículos para escolher, antes de entrevistar os candidatos, ele não irá perder tempo. Selecionará os melhores, e muitos fatores influenciam nessa escolha.”

Rejeição

É preciso que o candidato considere algumas razões que justificam a rejeição ao currículo e tome providências para evitá-las no futuro (veja quadro). “A estética, por exemplo, é um critério selecionador. Passa a impressão se a pessoa é organizada, ou não, e isso atrai a atenção do empregador”, afirma o psicólogo.

Formular uma mensagem para cada destinatário leva tempo e requer atenção, mas é preciso. Mensagem genérica vai para o lixo genérico. O empregador espera não apenas o seu desejo de trabalhar, mas as razões pelas quais você se interessa em trabalhar naquela empresa. Sendo assim, a proposta de trabalho deve ser dirigida especificamente àquela empresa ou pessoa com quem você quer trabalhar.

Fonte: Jornal O Popular

Tópicos:
visualizações