Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Trabalho: Contrato temporário passa para nove meses

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
02/07/2014 - 09:35

(Agência Globo) 02 de julho de 2014 (quarta-feira)

Está em vigor desde ontem o novo prazo de nove meses para o contrato temporário de trabalho. As novas regras valem para o trabalhador contratado na hipótese de substituição transitória de pessoal regular e permanente. No caso de acréscimo extraordinário de serviços, o prazo máximo permanece em seis meses.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União no dia 3 de junho, por meio de portaria do Ministério do Trabalho. Com a medida, as empresas deverão informar o fato que, concretamente, justificou a hipótese legal para a contratação do trabalhador temporário.

A portaria estabelece que as empresas terão de informar ao MTE, até o dia 7 de cada mês, os dados relativos aos contratos de trabalho temporários celebrados no mês anterior. Essas informações serão utilizadas em estudos sobre o mercado de trabalho.

Transitória

De acordo com a legislação em vigor, o trabalho temporário é o prestado por pessoa física a uma empresa para atender necessidade transitória de substituição de pessoal regular e permanente ou acréscimo extraordinário de serviços.

O trabalho temporário é diferente do contrato por tempo determinado tratado nos artigos 443 e 445 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Enquanto o trabalho temporário é intermediado por empresa especializada e tem prazo de três meses, o contrato a prazo regulado pela CLT é firmado pelo próprio empregador e limitado a dois anos.

Fonte: Jornal O Popular

Tópicos:
visualizações