Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Títulos públicos: Tesouro pode voltar a intervir no mercado

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
25/06/2013 - 08:46

Brasília - O Tesouro Nacional pode intervir de novo no mercado de títulos públicos para tentar reduzir a forte variação nas taxas de juros que gerou perdas a grandes e pequenos investidores nas últimas semanas. Segundo a instituição, apesar da volatilidade criada por incertezas no cenário internacional, não foi verificada, até o momento, fuga de investidores dos papéis do governo brasileiro.

Ao contrário, nas intervenções até o momento, o Tesouro se dispôs a recomprar até 18 milhões de títulos, como forma de oferecer uma “porta de saída” para quem estava perdendo dinheiro Mas apenas 2 milhões de papéis voltaram para as mãos do governo, um total de R$ 2,7 bilhões. Ao mesmo tempo, a instituição vendeu títulos no valor de R$ 5 bilhões.

Ou seja, a crise não impediu o governo de se financiar aumentando a dívida, segundo o Tesouro. “Isso demonstra que os investidores, de modo geral, estavam satisfeitos com esses títulos”, disse Fernando Garrido, coordenador da Dívida Pública. Além disso, a expectativa em junho é de aumento no investimento estrangeiro em títulos, que teve o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) zerado há 20 dias.

Garrido destacou ainda que o Tesouro teve resultado positivo com essas intervenções, que começaram a ser feitas na última quinta-feira, 20, pois o governo comprou papéis por um preço mais baixo e depois vendeu por um valor maior. A instituição não calculou, no entanto, quanto ganhou nas operações extraordinárias, que não eram realizadas desde o início da crise.

Fonte: Jornal O Popular


Tópicos:
visualizações