Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Tecnologia: Aplicativo do BC ajuda a identificar notas falsas

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
12/06/2014 - 09:13

Usuário colocará celular sobre nota e aplicativo identificará cédula por comparação de imagem

O Banco Central (BC) lançou ontem, na véspera da abertura da Copa do Mundo, dois aplicativos para celulares e tablets que devem ajudar os turistas a identificar cédulas verdadeiras do real e a encontrar locais para trocar moedas estrangeiras pelo dinheiro brasileiro. Os programas, que são gratuitos, estão disponíveis para download na Apple Store e na Google Play Store e podem ser usados em português, inglês e espanhol.

O aplicativo Dinheiro Brasileiro foi criado, segundo o BC, para facilitar o reconhecimento das cédulas. O objetivo é que estrangeiros e brasileiros se protejam e evitem receber cédulas falsificadas. Para isso, o usuário posiciona o dispositivo móvel - smartphone ou tablet - sobre a cédula e o aplicativo identifica a nota por comparação de imagem. Quando isso ocorrer, o programa indicará os elementos de segurança que devem ser observados - como marca d’água, faixa holográfica, alto-relevo, entre outros.

“O objetivo é facilitar para que a própria população consiga conferir o dinheiro”, afirmou o chefe do Departamento de Meio Circulante do Banco Central, João Sidney Figueiredo Filho. O aplicativo, portanto, fornece as informações para que o próprio usuário verifique a cédula. Figueiredo Filho esclareceu que o aplicativo não tem a capacidade e a finalidade de verificar automaticamente a autenticidade da nota.

Segundo o BC, a pessoa que suspeitar que está diante uma nota falsa pode se recusar a recebê-la. Caso já tenha a nota em mãos, a recomendação é que o dinheiro suspeito seja apresentado a uma agência bancária, que se encarregará de encaminhá-lo para análise pelo Banco Central. As notas falsas, entretanto, não são trocadas pelo BC.

Troca

A segunda versão do aplicativo Câmbio Legal, também lançada ontem, permite que o usuário compare as cotações nas casas de câmbio mais próximas. A primeira versão do programa já indicava pontos de compra e venda de moeda estrangeira, além de horário de funcionamento e contato das instituições.

A novidade divulgada ontem é que o usuário conseguirá ver as últimas cotações nas casas de câmbio e o Valor Efetivo Total (VET) cobrado no mês anterior. “Foi uma forma que o BC viu para que o usuário tenha como comparar, incluindo as tarifas adicionais”, explicou o chefe-adjunto do departamento de Regulação Prudencial e Cambial do Banco Central, Augusto Ornelas Filho. “Hoje quem quer fazer operações de câmbio tem que ligar para várias instituições”, afirmou.

O aplicativo conta com 13 mil instituições cadastradas e mais de 10 mil caixas conhecidos como ATM, que permitem o saque em moeda local. “O aplicativo trabalha com informações enviadas pelas instituições, que são responsáveis por atualizar os dados”, afirmou Ornelas.

Novidades

Outras novidades da segunda versão do aplicativo são a conversão de moedas e uma consulta ao histórico de taxas de câmbio, inclusive com gráficos. Antes, essas possibilidades só estavam disponíveis no site do Banco Central na internet. Além disso, há um guia de câmbio com informações gerais sobre esse tipo de operação.

Fonte: Jornal O Popular

Tópicos:
visualizações