Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Sustentabilidade para o desenvolvimento

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
23/06/2015 - 08:03

O Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás é de R$ 74,275 bilhões e representa 2,48% do PIB nacional. O Estado também supera a média nacional de crescimento de 42,85% e registra um salto de 56,42% nos últimos anos, com renda per capita de R$ 12.979. Mas os números podem ir além. E o crescimento econômico sustentável é a chave para atrair investidores, indústrias e acelerar o desenvolvimento econômico do Estado de Goiás.

A afirmativa é do estudo feito pelo Centro de Pesquisa em Desenvolvimento Regional do Centro-Oeste (CPDR), das Faculdades Alves Faria (Alfa), que mostra que os números são representativos, mas que o desenvolvimento não articula as potencialidades locais. E nem leva em consideração as fragilidades do bioma cerrado e do possível esgotamento dos mananciais, alertado no Plano de Desenvolvimento do Centro-Oeste.

sustentável

De acordo com a pesquisadora e professora da Alfa Cintia Neves Godoi, as pequenas e médias empresas, bem como o setor de serviços, têm mostrado alta capacidade de gerar emprego e renda. Diante disso, o desenvolvimento em Goiás deve levar em consideração a capacidade produtiva local, regional, o potencial inovador e novos caminhos que levem em consideração a produção mais sustentável.

“Seria interessante optar por incentivos voltados ás atividades que estimulassem a relação entre a estrutura educacional existente, as diferentes universidades, os institutos de ensino e pesquisa, com atividades que envolvessem inovação, sustentabilidade e estimulassem ainda os arranjos produtivos locais”, afirma a pesquisadora.

 

Fonte: Jornal O Popular

 

Tópicos:
visualizações