Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Sinalizações de novos ministros já têm efeito no mercado, diz Febraban

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
12/12/2014 - 09:34

SÃO PAULO  -  O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal, afirmou que a nova equipe econômica é capaz de retomar a confiança do consumidor e das empresas e ressaltou que as primeiras sinalizações dos novos ministros já tiveram efeito no mercado.

"Os dois novos ministros são muito qualificados e têm experiências positivas. Eles têm todas as condições de contribuir para a retomada da confiança", disse Portugal em evento da entidade, em São Paulo. O executivo ressaltou que a presidente Dilma Rousseff havia sinalizado que haveria continuidade e renovação em seu segundo mandato. A permanência de Alexandre Tombini à frente do Banco Central (BC) e a escolha de Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda e de Nelson Barbosa para o Planejamento são uma demonstração disso. "As escolhas da equipe econômica foram excelentes", avaliou.

Portugal também comentou a importância dada por Levy ao desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro. "Acredito que vamos evoluir em linha com o modelo americano, em que há maior participação do mercado de capitais [ nos financiamentos]", disse. Enquanto isso, o mercado bancário deve continuar a se expandir, embora a tendência seja de desaceleração no ritmo de crescimento do crédito. A Febraban projeta expansão do crédito de 11% em 2014 e uma taxa "parecida" em 2015. 

Questionado sobre o papel do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nesse contexto, Portugal disse que o banco provavelmente não vai desacelerar o passo de concessão de crédito no ano que vem. "Talvez haja uma mudança na forma de financiamento", disse, sem detalhar. 

 

Fonte: Valor Econômico

Tópicos:
visualizações