Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Setor bancário ajuda Wall Street a fechar em alta

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
15/07/2014 - 10:01

Bolsa de Frankfurt, que registrou valorização de 1,2%, foi destaque em dia de ganhos na Europa; mercado aguarda hoje discurso de Yellen no Congresso americano

Investidores internacionais aguardam o primeiro dia de sabatina da presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Janet Yellen, no Congresso dos Estados Unidos, nesta terça-feira, enquanto observam com atenção notícias corporativas. Nos pregões de ontem, foi dia de Wall Street fechar em terreno positivo, movimento também observado nas bolsas europeias.

Yellen fala hoje e quarta-feira sobre economia e perspectivas da política monetária do banco central americano. A espera pelas declarações da presidente do Fed conteve um pouco do apetite ao risco ontem, embora não o suficiente para aumentar a busca pelos Treasuries (títulos do Tesouro dos EUA). O juro da T-note de dez anos subiu a 2,547%, de 2,520% na sessão anterior. Anthony Cronin, operador de Treasuries do Société Générale, afirma que parte dessa alta é também consequência da realização de lucros, após o rali nos preços visto na semana passada.

O resultado melhor que o projetado pelo mercado do Citigroup - além do acordo fechado pelo banco com o governo americano - ajudou a dar fôlego ao setor bancário em Wall Street. O índice Dow Jones subiu 0,66%, depois de ter atingido recorde de alta intradia; S&P 500 ganhou 0,48%; e Nasdaq avançou 0,56%.

Os papéis do Citi subiram 3,02%, depois de a instituição concordar em pagar US$ 7 bilhões ao governo dos EUA para acabar com as acusações de que enganou os investidores sobre a qualidade das hipotecas vendidas antes da crise de 2008. O banco também informou que teve lucro líquido de US$ 181 milhões no segundo trimestre, queda expressiva em relação ao resultado do mesmo período de 2013, mas superior às estimativas do mercado.

Na Europa, o índice Stoxx 600 subiu 0,92%. Por lá, investidores começam a descartar o temor de uma crise bancária generalizada em função dos problemas com o português Banco Espírito Santo. Em Lisboa, as ações da instituição caíram 7,1%. O índice PSI 20, da bolsa de Lisboa, subiu 0,7%.

Em Frankfurt, o DAX subiu 1,21%, para 9.783,01 pontos. Em Londres, o FTSE 100 avançou 0,84%, para 6.746,14 pontos. O CAC-40, de Paris, ganhou 0,80%, para 4.350,92 pontos.

A piora em um indicador econômico da zona do euro não chegou a incomodar os investidores. A Eurostat informou que a produção industrial do bloco caiu 1,1% em maio na comparação com abril. A previsão dos analistas consultados pelo "The Wall Street Journal" era de um recuo um pouco maior, de 1,2%.

Além da sabatina de Yellen, investidores ainda acompanham hoje os resultados de indicadores econômicos da China. Na agenda do país estão os anúncios do Produto Interno Bruto (PIB), vendas no varejo e produção industrial. Em terreno americano, destaque para o índice de atividade industrial de Nova York.

 

Fonte: Valor Econômico
Tópicos:
visualizações