Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Serviços: Faturamento em Goiás tem a 3ª maior alta do País

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
17/04/2014 - 08:16

O faturamento do setor de serviços cresceu 22,8% em Goiás em fevereiro, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Essa variação ficou acima da apresentada pelo Brasil (10,3%) e foi a terceira maior dentre as unidades verificadas, abaixo apenas da variação da receita no Distrito Federal (26,8%) e Mato Grosso (24%). Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No País, o avanço do faturamento em 10,3% foi puxado pelo segmento de transportes. O ritmo é mais acelerado que a taxa de 9,3% de janeiro. Com o resultado, a receita das empresas do setor subiu 8,7% no acumulado de 12 meses até fevereiro. Já no 1º trimestre, a taxa ficou positiva em 9,8%.

Todos os dados do IBGE expressam a receita nominal do setor, sem descontar a inflação no período. A alegação é que a pesquisa é recente e não é possível ainda fazer esse ajuste, nem comparação com o mês imediatamente anterior com ajuste sazonal.

Para economistas, o forte desempenho apontado pela pesquisa é mascarado pela inflação elevada dos itens que integram o grupo. Em 12 meses até fevereiro, a inflação de serviços ficou em 8,2%. O IPCA, no período, foi de 5,68%.

Para Roberto Saldanha, técnico do IBGE, o grande destaque em fevereiro foi o setor de transporte (o de maior peso dos serviços, com um terço de participação), em especial a atividade de cargas.

Fonte: Jornal O Popular


Tópicos:
visualizações