Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Selic maior: Tesouro apura dívida pública mais cara

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
26/03/2013 - 09:35

Brasília - A expectativa de elevação da taxa de juros ainda este ano já encareceu a dívida pública. Do fim de janeiro até a última sexta-feira, dia 22, a taxa paga aos investidores que compraram títulos públicos indexados à Selic (NTN-F) passou de 9,51% ao ano para 9,74% ao ano.

“As variações nas taxas são ligadas às expectativas dos agentes econômicos para o comportamento futuro das taxas de juros. Então, tem relação com alta do ciclo monetário“, afirmou o coordenador-geral de Operações da Dívida Pública do Tesouro Nacional, Fernando Garrido.

Além disso, as incertezas geradas com os problemas financeiros no Chipre deixam o governo sem espaço para emitir títulos da dívida brasileira no exterior, por causa da oscilação dos mercados. Assim, o atual cenário econômico tem sido um desafio para a administração da dívida pública.

Dívida

Em fevereiro, a dívida pública federal em títulos nas mãos dos investidores subiu 1,34% em relação a janeiro, para um total de R$ 1,95 trilhão. Desse total, 37,14% são de papéis com taxas de remuneração estipuladas no momento da compra, chamados de prefixados.

A fatia de títulos corrigida pela inflação no mês passado era de 35,51% e a atrelada à variação da Selic, de 23,00%. Até o fim do ano, o governo pretende aumentar a participação dos prefixados, considerados os melhores papéis para a administração da dívida, e reduzir os mais voláteis, que são os indexados à Selic.

Fonte: Jornal O Popular


Tópicos:
visualizações