Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Reunião da Mesa Permanente de Negociação CONTEC/CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
06/06/2017 - 15:36

Foi realizada nesta segunda-feira (05/06) reunião de negociação da mesa permanente da Caixa Econômica Federal, no Allia Gran Hotel, em Brasília DF.
Estiveram presentes os membros da representação dos empregados da Caixa da Comissão Contec sob a coordenação da Dra. Rumiko Tanaka e representantes da Caixa Econômica Federal, coordenada pelo superintende nacional, Sebastião Martins Andrade, para tratarem de temas importantes relacionados aos empregados da Caixa. Feitas as apresentações das comissões, o coordenador da Caixa apresentou a gerente nacional Teresa Cristina, como sua substituta, que passará a coordenar a mesa nacional de negociação. Na sequência, foram abordados os seguintes assuntos:


DIA DE GREVE - O primeiro assunto a ser abordado foi a greve do dia 28 de abril. A Comissão Contec após os esclarecimentos sobre o dia de protesto, insistiu para que não seja considerado como falta não justificada a ausência no dia 28 de abril, pedindo para que não haja nenhum desconto em folha de pagamento. Solicitou que os valores que já tenham sido descontados sejam repostos aos empregados na próxima folha de pagamento. Após as argumentações, a comissão Caixa informou que o assunto vem sendo avaliado pela empresa e que este ponto está passível de discussão.

REFORMA TRABALHISTA E TERCEIRIZAÇÃO - A Comissão Contec manifestou sua posição contrária às reformas trabalhistas e a terceirização, salientando as ameaças aos direitos dos trabalhadores e os riscos para a própria empresa, por se tratar de empresa pública. A Comissão Caixa declarou não ter estudos a respeito uma vez que as reformas trabalhistas ainda não foram implementadas e que a política de terceirização não sofreu alteração na caixa.

RH 184 - Questionada sobre esta nova posição adotada pela empresa quanto a nova metodologia e critérios para descomissionamento, a Caixa informou que estas regras já existiam no papel e que nunca se utilizou delas. Todavia agora, a utiliza como uma ferramenta para sua gestão no interesse da empresa, visando a qualidade e o resultado no exercício da função. 
A Comissão Contec manifestou seu entendimento de que a Caixa pode estar se aproveitando deste normativo para evitar a incorporação, não sendo justa com os critérios que vem sendo adotados no RH 184. Informou que esta situação traz descontentamento junto aos gestores com Função Gratificada e que não contribui em nada com o desempenho de suas atividades, deixando de oferecer aos mesmos a segurança e a tranquilidade necessária para o bom desempenho de suas funções. Assim, pediu que a Caixa avalie melhor suas posições com relação ao descomissionamento e valorize mais os empregados que ocupam funções gratificadas, deixando estas ameaças de lado.
A Comissão Caixa informou que esta é uma prerrogativa que só será utilizada quando demonstrado desinteresse pelo empregado nas funções que vem exercendo e que esta não será uma prática habitual, devendo para tanto proceder duas avaliações com feedback ao empregado. Disse também que no decorrer do ano muitos empregados tiveram a incorporação realizada, quando do interesse da empresa.

JORNADA DE TRABALHO – a Comissão Contec reforçou que a jornada de seis horas deve ser respeitada, e pediu que o SIPON seja melhor monitorado rigorosamente, inclusive com a implantação definitiva do login único em todas as estações para todos os sistemas.
A Comissão informou que já implementou em vários sistemas o login único, e que vem aprimorando de forma a tornar mais efetivo a exatidão do ponto eletrônico e do acesso aos sistemas.
A Comissão Caixa também entende ser imprescindível a retomada das contratações para que a jornada seja respeitada, uma vez que com um quadro deficitário, os empregados acabam sendo obrigados a extrapolar a sua jornada, e muitas vezes sem o devido registro e remuneração.

BANCO VIRTUAL - Questionada a comissão caixa sobre o projeto agência digital, a mesma informou que já estão em piloto algumas unidades, como: São Paulo (2), Campinas, Goiânia, Rio de Janeiro, Brasília. As unidades não substituirão as agências físicas, estando destinadas ao atendimento de clientes com perfil de usuário digital. Hoje, elas atuam com negócios de outras unidades, não havendo previsão para atuarem com negócios próprios.

SAÚDE – A Contec oficializará a indicação de quatro membros, os quais farão parte do conselho consultivo do Saúde Caixa, representando os empregados em proporção paritária com os representantes da Caixa. 
Com relação a campanha de vacinação , a comissão Contec solicitou maior transparência e uniformização dos critérios adotados pelas GIPES regionais, inclusive com formalização junto aos sindicatos, com relação aos valores a serem ressarcidos e o tratamento que será dado aos dependentes.
PCMSO - A Comissão Contec reforçou seu pedido para que os exames sejam monitorados e que não sejam realizados a “toque de caixa” , como vem ocorrendo em algumas regiões. Pediu que a Caixa tenha uma coordenação mais efetiva neste processo e que se evite promover os exames/consultas nos locais de trabalho, de forma a evitar a exposição dos empregados, quando realizados em ambientes de muita exposição. 
Reforçou para que a Caixa possa continuar aprimorando este processo, por se tratar de uma importante ferramenta para a saúde dos empregados. A Comissão Caixa se comprometeu a proceder os ajustes que se fizerem necessários para a melhoria do Programa.

SEGURANÇA – Considerando as ocorrências de assaltos nas unidades, a Comissão Contec reiterou a importância de se fazer um trabalho conjunto entre as áreas de engenharia e segurança quando da construção ou reformas dos prédios.

CARREIRAS PROFISSIONAIS – Foram apresentados demandas das carreiras dos profissionais das áreas de engenharia, arquitetura e advogados e dos auditores, que serão tratados em negociação específica com a caixa. 
Ao final , a coordenadora da Comissão Contec deu boas vindas à nova coordenadora Caixa na mesa de negociação, Teresa Cristina. Na oportunidade a comissão Contec externou um profundo agradecimento ao coordenador da Comissão Caixa, Sebastião Martins Andrade, pela convivência cordial, honesta e transparente nestes vinte anos de mesa de negociação, onde foi possível alcançar importantes avanços e solução de conflitos em prol dos empregados.


Diretoria Executiva da CONTEC

Tópicos:
visualizações