Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Reunião: Bancos projetam ampliar crédito

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
06/02/2013 - 09:55

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, relatou que a reunião com representantes dos maiores bancos brasileiros foi para discutir a evolução do crédito neste ano. Mantega disse que o avanço do crédito em 2012 foi insuficiente para estimular a economia, mas afirmou que a perspectiva dos bancos é de crescimento dos empréstimos. “Eles estão dispostos a emprestar mais e, portanto, estão otimistas com a situação da economia”, disse o ministro a jornalistas em Brasília na noite de ontem sobre o encontro com os banqueiros pela manhã na capital paulista.

Segundo ele, os bancos privados no ano passado aumentaram o crédito entre 7% e 8%, o que é muito pouco. “Se tirar a inflação mais a rolagem das dívidas, eles deveriam ter emprestado pelo menos 12%, 14% a mais. Ficaram muito aquém. Os grandes bancos estão falando de 15% a 17% de expansão este ano. E os bancos públicos vão continuar na mesma trajetória que estão - aumentando, porque uma das coisas que segurou um pouco a economia brasileira no ano passado foi o crédito e, principalmente, o crédito ao consumidor”, avaliou.

Mantega disse que o crédito cresceu muito pouco em 2012 em relação aos anos anteriores, mas afirmou que não se trata de uma “sangria desatada”. “Não é para sair socando crédito de forma irrestrita, mas dentro da sustentabilidade, da responsabilidade, e que haja uma ligeira elevação do volume de crédito.”

Fonte: Jornal O Popular


Tópicos:
visualizações