Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Retração da economia deve persistir em 2016

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
18/08/2015 - 09:01

Brasília - Uma onda de previsões ruins tomou conta ontem do Relatório de Mercado Focus, pesquisa que o Banco Central faz todas as semanas com analistas do mercado financeiro. Pela primeira vez, os economistas passaram a prever retração da economia em 2016. Os mais pessimistas apontaram que a inflação chegará a dois dígitos e o dólar a R$ 4,00 este ano.

O levantamento indicou uma queda de 2,01% no PIB (Produto Interno Bruto, a soma da riqueza produzida no País) em 2015 e de 0,15% em 2016. Ou seja, o Brasil terá dois anos seguidos de recessão, segundo a previsão dos analistas.

O mercado não mexeu no já elevado prognóstico de que o IPCA terá alta de 9,32% este ano, mas as maiores previsões que compõem o levantamento chegaram à marca de 10,02%. Para 2016, que vinha mostrando um processo de desaceleração, houve, pela segunda vez consecutiva, um ajuste, ainda que tímido, na direção contrária. O ponto central passou de 5,43% para 5,44%. 

Fonte: Jornal O Popular

Tópicos:
visualizações