Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Recursos Humanos: Empresas inovam suas práticas de gestão de pessoas

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
07/06/2013 - 09:41

Das 19 melhores empresas para trabalhar na Região Centro-Oeste, 13 são do Estado de Goiás, de acordo com o ranking divulgado pela consultoria Great Place to Work

As empresas goianas estão cada vez mais preocupadas em aperfeiçoar suas práticas de gestão de recursos humanos e valorizar seus funcionários. Das 19 empresas que estão entre as melhores para trabalhar na Região Centro-Oeste, 13 estão em Goiás, segundo o ranking 2012 da consultoria Great Place do Work. Ontem, essas companhias foram homenageadas durante um evento promovido pela consultoria, responsável pela pesquisa e avaliação, em parceria com o jornal O POPULAR.

Este é o terceiro ano consecutivo em que a festa de premiação, realizada no Comemorare Eventos, acontece na Região Centro-Oeste. Entre os demais premiados, 3 são de Brasília, 2 do Mato Grosso e 1 do Mato Grosso do Sul (veja quadro). Além da homenagem, as cinco melhores receberam um troféu: Laboratório Sabin (Brasília), que liderou o ranking em todas as edições do prêmio, a Sama Minerações Associados (Minaçu), Grupo SinAgro (Primavera do Leste), Grupo Rio Quente (Rio Quente) e Portal Educação (Campo Grande).

De acordo com a diretora de Inteligência Estratégia do Great Place to Work Brasil, Caroline Maffezzolli, das 19 empresas homenageadas ontem, apenas 9 estão no ranking desde a primeira edição. “Isso mostra que, mais difícil que entrar no ranking, é permanecer”, explica Caroline. Por isso, ela lembra que essas empresas devem estar em constante melhoria de sua gestão.

Funcionários

A pesquisa é composta por duas etapas de avaliações: percepção dos funcionários e análise das práticas de gestão de pessoas adotadas pelas empresas. A primeira tem peso maior (67%). “Não adianta ter práticas que não refletem na percepção cotidiana dos funcionários”, frisa Caroline Maffezzolli.

Na segunda avaliação, este ano as empresas tiveram um aumento de quatro pontos em relação ao ranking 2012, que passou de 55 para 59 pontos. Vale lembrar que, no primeiro ano do levantamento, eram 49 pontos. A diretora da Great Place ressalta a importância dessas empresas estarem constantemente preocupadas em criar novas e criativas práticas de gestão de pessoas para serem sempre competitivas.

Quase 50 empresas participaram do processo de avaliação por adesão própria. Para participar, elas devem ter, no mínimo, 50 funcionários e CNPJ registrado na Região Centro-Oeste. As 19 homenageadas ontem tiveram elevadas avaliações nas duas etapas. Segundo ela, o objetivo da pesquisa é divulgar boas práticas para o mercado, que geralmente são simples e não requerem grandes investimentos. “Às vezes, o investimento é zero”, destaca. Ele está mais relacionado ao nível de comprometimento da liderança com as práticas diferenciadas, alinhadas ao perfil e cultura da empresa.

O CEO do Great Place to Work, Ruy Shiozawa, lembra que essas empresas têm funcionários alinhados com seu direcionamento, com os mesmos propósitos, sonhos e objetivos. “Essas pessoas têm orgulho da empresa, da marca que ela representa e do trabalho que desenvolvem”.

Seus funcionários trabalham com mais vontade porque têm prazer nisso e estão realizando sua carreira. Segundo Ruy Shiozawa, essas empresas preparam seus líderes e gestores já com foco nas pessoas. Além disso, elas começam contratando bem: o melhor profissional com a cultura e propósito da empresa. O resultado é que essas companhias têm resultados diferenciados em satisfação de clientes, no desempenho financeiro e valorização de mercado.

As melhores empresas para trabalhar também estão sempre preocupadas em fazer as pessoas se desenvolverem, através de treinamentos ou acompanhamento diário dos gestores. Elas ainda têm uma comunicação eficiente e sabem agradecer um bom trabalho desenvolvido. “Às vezes, com um simples agradecimento, a pessoa já se sente mais valorizada”, alerta o CEO da Great Place do Work.

Fonte: O Popular
Tópicos:
visualizações