Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Receita Federal: Contribuinte pode corrigir erro no IR

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
20/05/2014 - 08:57

Sistema no site do órgão permite consultar e resolver pendências para sair da malha fina

Os contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda de 2014 já conseguem saber se caíram ou não na malha fina.

A consulta para checar se há pendências ou não deve ser feita pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), no site www.receita.fazenda.gov.br, no extrato do IR.

No extrato, é possível saber qual foi o erro que levou o contribuinte à malha fina. Para corrigir a pendência, será preciso enviar uma declaração retificadora. Não é possível fazer a correção diretamente no sistema.

Para acessar o extrato, é preciso ter uma senha de acesso. Quem ainda não tem o código poderá gerá-lo, utilizando os números do CPF e dos recibos das declarações entregues em 2014 e 2013.

Segundo o consultor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, quase todas as declarações entregues neste ano já foram processadas pela Receita Federal. Quem não encontrar informações sobre a sua situação deve aguardar ao menos mais uma semana, diz Adir, até que todas declarações enviadas pelos contribuintes sejam processadas.

Corrigir as pendências antes de ser convocado pela Receita para prestar esclarecimentos é o melhor que o contribuinte tem a fazer. Quem cair na fiscalização poderá pagar multa ao Fisco.

O principal erro que leva à malha fina é a omissão de renda, quando o contribuinte não declara valores recebidos no ano anterior ao da declaração por ele ou por seus dependentes.

Fonte: Jornal O Popular

Tópicos:
visualizações