Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Programa do IR é confuso e usa termos difíceis, diz empresa especializada

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
26/04/2013 - 09:18

É mais fácil desistir de preencher a declaração do Imposto de Renda na internet e contratar um contador, do que preencher as informações corretamente. Essa é a conclusão de uma análise realizada pela empresa especializada em usabilidade Saiba+.

O termo usabilidade se refere à capacidade de o produto ser de fácil utilização pelos seus usuários, para aumentar a eficiência e diminuir mal-entendidos que possam atrapalhar a declaração, por exemplo.

"O Imposto de Renda já é um assunto muito difícil para a maioria das pessoas, o programa de declaração dificulta ainda mais. Seria necessária uma reformulação completa do programa para facilitar a vida do contribuinte", afirmou a diretora da Saiba +, Carolina Leslie.

A Receita Federal não quis comentar a avaliação sobre o programa.

De acordo com o levantamento, em de ajudar o usuário, o processo de declaração do IR é "misterioso" e não deixa claras muitas informações essenciais.

"O básico todo mundo sabe: é preciso declarar a renda recebida para calcular o imposto devido. Mas existem meandros fiscais, jurídicos e contábeis que são simplesmente incompreensíveis para a maioria dos mortais. Daí, o mais fácil é mesmo desistir de entender e contratar um contador para fazer a declaração", disse a Saiba+ em relatório.

Outro ponto discutido é o fato da Receita obrigar a instalação de dois programas para preenchimento e envio da declaração. "A página deixa bem claro que o usuário deve baixar dois programas. Porém, o Receitanet (programa para transmissão) poderia ser instalado junto com o IRPF, pois o IRPF possui link para a transmissão via Receitanet", afirmam.

A falta de uma área para tirar dúvidas dos contribuintes também é destacada pela empresa em análise. "Os campos não têm ajuda ou informação (o que é isso? Onde encontro esta informação?) Quando existentes, as informações não são claras ou suficientes".

A Saiba+ critica os nomes e termos usados no programa da Receita. que mantêm o padrão jurídico e não se aproximam da linguagem do público que o utiliza. "Além de confundir o cidadão, isso pode causar preenchimento equivocado e até transtornos junto à Receita Federal. Quer confusão maior do que Exercicio 2012, ano-calendário 2011'?"

Segundo o estudo, mudanças simples na aparência do programa poderia evitar confusões para quem faz a declaração do IR, deixando todo o processo mais claro e prático. "O sistema poderia oferecer uma calculadora já com as fórmulas de desconto, deixar claro o que é obrigatório e o que não é, e usar o recurso de busca pelo código postal".

 

Pontos positivos

Entre os poucos pontos positivos encontrados, segundo a Saiba +, estão o reconhecimento do sistema operacional no momento em que é feito o download e a utilização de botão vermelho para indicar erros de preenchimento.

Fonte: UOL


Tópicos:
visualizações