O Procon Goiás informou ontem que índice de acordos nas tentativas de negociação dos consumidores com empresas, bancos e fornecedores em geral, que em média representava 75%, no mês de junho chegou a 95,22%.
Foram atendidos 439 consumidores que buscaram auxílio no órgão para negociar suas dívidas, seja para pagamento à vista ou parcelado, sendo que desse total, 418 consumidores tiveram êxito nos acordos, o que representa um percentual de 95,22% de sucesso.
De acordo com a superintendente do órgão, Darlene Araújo, são três pontos principais que explica esse alto índice de acordos: preparo e empenho dos atendentes no momento das tentativas de negociação; tratamento mais humano ao lidar com consumidores que já estão fragilizados pela situação financeira, e a disposição dos fornecedores em estarem mais abertos a negociar com seus clientes, com propostas de acordo, que de fato podem ser cumpridas pontualmente pelos consumidores.
O órgão orienta aos consumidores para que, antes de uma tentativa de acordo, terem uma noção exata do valor atual da dívida, até mesmo para avaliar se a proposta oferecida é ou não vantajosa.
Para isso, o órgão elabora os cálculos de dívidas simples como carnês em atraso, reajustes de lotes, escolas, consórcios, cheques, como também aqueles considerados complexos como liquidação antecipada da dívida com desconto.
Fonte: Jornal O Popular