Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Pressões consumistas no escritório também podem afetar o bolso

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
20/02/2014 - 12:35

Além do endividamento, outro fator de pressão com potencial para desequilibrar as finanças pessoais pode vir do escritório. "O ambiente de trabalho gera um padrão de consumo. Se a pessoa não estiver na mesma situação do que outra, isso pode provocar frustração", afirma o economista Richard Rytenband.

Se um colega de trabalho troca de carro regularmente, outros vão querer fazer o mesmo, exemplifica o especialista. Rytenband chama esse comportamento de "efeito manada do consumo", em alusão ao tradicional conceito de "efeito manada", aplicado ao universo de investimentos, principalmente em bolsa de valores.

No ambiente profissional, as pessoas acabam se sentindo fracassadas ou tentam esconder os problemas financeiros, afirma Jurandir Macedo, consultor de finanças pessoais do Itaú Unibanco. "Dificilmente, as pessoas abrem o assunto no trabalho." Para Macedo, não são só as dívidas que causam dor de cabeça e, consequentemente, redução do desempenho dentro das empresas. Qualquer outro problema relacionado a dinheiro que a pessoa tenha vai afetar o que ela faz, segundo o especialista. "É o caso de quem está com medo, por exemplo, de que chegue a fatura do cartão de crédito", diz.

Além da queda na produtividade, o educador financeiro Reinaldo Domingos destaca que o estresse financeiro pode diminuir o engajamento e tirar o foco dos profissionais. "Entra uma ligação ou uma mensagem. O funcionário também fica constrangido porque recebe uma ligação de uma empresa de cobrança. Tudo isso faz com que a pessoa recue e se reserve. Com isso, a participação nas reuniões e a criação também são comprometidas", diz Domingos, que faz palestras e comanda programas de educação financeira em diversas empresas.

Fonte: Valor


Tópicos:
visualizações