Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

PIB pode subir mais de 1%, diz BC

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
17/01/2013 - 10:58

Brasília - A economia brasileira cresceu pelo segundo mês consecutivo em novembro de 2012, de acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). O indicador subiu 0,40% em relação ao mês anterior, mesmo porcentual de outubro ante setembro. Nos 12 meses encerrados em novembro, o IBC-Br teve alta de 1,66%. Nos 11 primeiros meses de 2012, o crescimento acumulado é de 1,68%.

Os números apontam para um desempenho acima de 1% no fechamento do ano passado. Com isso, o indicador do BC deve ficar acima dos números oficiais do Produto Interno Bruto (PIB) para 2012, que serão conhecidos no início de março, pelas projeções do mercado

Os dados apurados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) até setembro, último disponível, mostram crescimento da economia acumulado de 0,7% em 2012 sobre o ano anterior, enquanto os números do IBC-Br registram expansão de 1,2%.

O IBC-Br serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses e é considerado uma prévia mensal do PIB. As diferenças entre os dois indicadores, principalmente no terceiro trimestre, no entanto, levantaram dúvidas sobre a percepção. Mesmo assim, os economistas continuam a utilizar o dado como parâmetro para suas projeções.

Em dezembro, o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo, havia dito que o IBC-Br não é medida de PIB, mas apenas “um indicador útil para o BC e para o setor privado” para se avaliar a atividade econômica. “Se o IBC-Br acertasse na mosca é que seria surpreendente.”

revisão

Para o economista-chefe da LCA, Bráulio Borges, o IBC-Br ainda é um indicador importante para medir a atividade. Com base no índice do BC, que cresceu em novembro o dobro do esperado, ele revisou a projeção de expansão do PIB de 1% para 1,1% em 2012. Para dezembro, a consultoria espera estabilidade. “A indústria foi muito afetada em dezembro, inclusive por conta do número menor de dias úteis, mas o comércio deve ter um resultado muito bom.”

Eduardo Velho, economista-chefe da Planner Investimentos, também espera que o indicador mostre estabilidade em dezembro, com base em dados preliminares divulgados sobre a atividade econômica. Para o PIB de 2012, o economista projeta crescimento de 0,98%. “2013 vai depender muito da recuperação do investimento.

Fonte: O Popular


Tópicos:
visualizações