Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Perspectivas para Brasil e Rússia pioram significativamente, diz OCDE

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
13/10/2015 - 09:21

Declaração está em documento apresentado no encontro do FMI em Lima.
Em 2016, crescimento global será liderado por recuperação dos avançados.

As perspectivas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para o Brasil e Rússia têm se deteriorado significamente, segundo indica documento apresentado ao Comitê Monetário e Financeiro Internacional (IMFC) durante encontro anual do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Lima, no Peru.

"As perspectivas a médio prazo para os emergentes variam. Por exemplo, enquanto as perspectivas para o Brasil ea Rússia tem se deteriorado significativamente, a Índia continua a ficar relativamente isolada das adversidades globais, devido ao forte consumo interno e aos investimentos públicos em infraestrutura", afirma o documento apresentado pelo secretário-geral da OCDE, Angel Gurría.

Segundo a OCDE, o enfraquecimento do ritmo de importações chinesas, que provocou uma desaceleração global, e a perspectiva de aumento dos juros nos Estados Unidos têm afetado a maioria dos países emergentes.

Em 2016, no geral, o crescimento global será liderado pela recuperação das economias avançadas, mas duas "peças-chave" afetam as expectativas a médio prazo.

"Primeiro, uma desaceleração ainda maior da China poderia prejudicar as economias com as quais mantêm relação direta. No entanto, não seria de se esperar que isso prejudique a recuperação global, a menos que coincida com uma correção geral de preços no mercado financeiro mundial. Em segundo lugar, uma maior deterioração nas perspectivas dos emergentes poderia gerar uma trubulência financeira global, arrastando as economias avançadas", afirma o documento.

Fonte: G1

Tópicos:
visualizações