Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Perda de 100 mil vagas em maio

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
18/06/2015 - 08:35

Números do Caged que serão divulgados hoje nunca foram “tão ruins”, segundo fontes do governo

Brasília - O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referente ao mês de maio deverá apresentar um corte de empregos na casa de 100 mil vagas. Os números deverão ser anunciados hoje, em Cuiabá. Segundo fontes do governo, o resultado “nunca foi tão ruim”.

O Ministério do Trabalho continuará evitando projeções para o resultado do ano, como sempre fez, para não levar a uma decepção como ocorreu no último ano, com um erro das projeções anunciadas ao longo do ano. O ministro da pasta, Manoel Dias, afirmou na segunda-feira que o número preocupa. “Preocupar, sempre preocupa (a redução de vagas), mas são dificuldades que temos de superar”, disse.

Em maio do ano passado, o Caged apresentou um resultado positivo em 58,8 mil postos de trabalho. No acumulado do ano, o resultado está negativo em 137 mil. Pelo menos desde 2003 o Caged de maio não apresenta resultado negativo.

Concessões

Fontes do ministério do Trabalho afirmam que a pasta ainda trabalha com uma melhora do resultado. “As obras do programa de concessões deverão ajudar na contratação”, afirmou a fonte.

Outro ponto que o ministério cogita para ajudar em uma possível recuperação do emprego é que, com a liberação do orçamento, as obras voltaram a receber demanda e a construção civil deverá voltar a contratar. No último mês, a construção civil fechou 23 mil vagas. Já no resultado acumulado de 2015, os resultados do emprego no setor são ainda piores, com 76 mil postos de trabalho fechados.

A queda do emprego é hoje uma das maiores preocupações do governo por causa dos efeitos recessivos da política de elevação da taxa de juros pelo Banco Central e o ajuste fiscal em curso que está aumentando os custos das empresas.

Fonte: Jornal O Popular

Tópicos:
visualizações