Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Pagamento de contas: BC regula hoje serviço pelo celular

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
04/11/2013 - 10:13

Em parceria com instituições bancárias, operadoras devem iniciar ainda este mês o novo tipo de operação

Brasília - As operadoras de telefonia móvel, em parceria com instituições bancárias, lançarão ainda neste mês os serviços de pagamento pelo celular. Hoje, o Banco Central anuncia, durante o Fórum de Inclusão Financeira, em Fortaleza, a regulamentação que faltava para que os serviços possam ser oferecidos.

Os normativos que definem atribuições das operadoras e instituições financeiras foram aprovados, sem alarde, na quinta pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

O documento abre caminho para a criação da chamada conta de pagamento, uma espécie de conta-corrente virtual, no celular, que torna possível depositar, sacar, transferir e pagar contas. No futuro, o sistema pode evoluir para receber benefícios de programas sociais.

Segundo a reportagem apurou, as empresas que atuarem com esses produtos, mesmo não sendo uma instituição financeira, ficarão sob supervisão do BC para garantir que o dinheiro do cliente seja preservado em caso de quebra.

Empresas que forem atuar na área terão 180 dias para se ajustar às novas regras. Esse novo sistema de pagamentos havia sido aprovado pelo Congresso e convertido em lei no mês passado, mas precisava de regulamentação.

As empresas de telefonia que se uniram a grandes bancos terão mais agilidade para lançar seus serviços, uma vez que essas instituições já estão incluídas no Sistema Brasileiro de Pagamentos.

A regulamentação também deverá acelerar o lançamento no mercado de cartões pré-pagos, nos quais os clientes depositarão a quantia que desejam gastar.

Rede

A Rede, antiga Redecard, espera disponibilizar no ano que vem a captura de transações de cartões com chip no leitor, que acoplado a um celular ou a um tablet se transforma em uma maquininha (POS, na sigla em inglês). A informação é do presidente da companhia, Milton Maluhy Filho. “Atualmente, o leitor faz transações não presentes (com os dados do proprietário do cartão), mas vamos evoluir o aparelho (device) atual para a captura de transações de cartões com chip. Este projeto está na prateleira e deve sair em 2014”, disse ele, em conversa com jornalistas, após participar do 8º Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento.

Embora não tenha dado uma data certa para o lançamento da solução, o executivo disse que é uma evolução natural e que vem para complementar a oferta de produtos da Rede. Na semana passada, a companhia lançou o Mobile Rede. Trata-se de um aparelho acoplado ao celular para ler cartões e capturar transações mais voltado a profissionais liberais e autônomos como dentistas, taxistas e demais comerciantes de pequeno porte. “Entregamos primeiro para anunciar depois”, afirmou Maluhy.

 

Fonte: O Popular 


Tópicos:
visualizações