Atenção! Você está utilizando um navegador muito antigo e muitos dos recursos deste site não irão funcionar corretamente.
Atualize para uma versão mais recente. Recomendamos o Google Chrome ou o Mozilla Firefox.

Notícias

Moody's mantém perspectiva negativa para o sistema bancário do Brasil

Facebook
Twitter
Google+
LinkedIn
Pinterest
Enviar por E-mail Imprimir
09/10/2015 - 08:43

Agência justificou decisão afirmando que recessão vai continuar em 2016.
Moody's citou aumento da inadimplência e riscos ao sistema.

A Moody's manteve a perspectiva do sistema bancário brasileiro como "negativa", em revisão publicada nesta quarta-feira (8). Para justificar a decisão, a agência de classificação de risco afirmou que a recessão no Brasil "vai continuar no próximo ano, aumentando os riscos dos ativos e pressionando a lucratividade dos bancos".

 Para a Moody's, o país não verá a recuperação do seu crescimento por algum tempo, por uma série de razões. Entre elas, lista a agência, estão o declínio nos preços das commodities no mundo, os riscos políticos, as investigações de corrupção que afetam o setor de petróleo, de construção civil e engenharia, e os esforços do governo para cortar gastos e reduzir seu déficit.

Segundo a agência, os indicadores apontam para um aumento dos índices de inadimplência, que até agora se mantiveram estáveis ao redor de 3%.

"Para os bancos públicos, o rápido crescimento das carteiras nos últimos anos,  não apenas em seus portfólios tradicionais mas também em ativos de maior risco como cartões de crédito, financiamento de veículos e empréstimos ao consumidor e nos segmentos de negócio de pequeno e médio porte, exercerá pressão adicional sobre as taxas de inadimplência", diz a Moody's.

"Além disso, um aumento nas despesas de provisionamento e um declínio nos volumes de negócios prejudicarão a rentabilidade, apesar das crescentes taxas de juros e do maior spread bancário, devido ao limitado espaço dos bancos para atingir ganhos maiores de eficiência e maiores receitas de serviços", conclui a agência.

No lado positivo, cita a agência, a capitalização permanece ampla, o que deve permitir que a maioria dos bancos que concedem crédito absorvam um aumento de perdas sem estresse financeiro significativo. "O crescimento dos empréstimos diminuiu na maioria dos bancos, o que reduziu o estresse sobre os perfis de liquidez e financiamento", diz.

A agência destacou também que os bancos têm pouca dívida em moeda estrangeira, o que ajuda a isolá-los da volatilidade nos mercados globais. "O acesso aos depósitos de clientes e a outros instrumentos em moeda local continua forte, embora alguns bancos de pequeno e médio porte sejam vulneráveis a riscos de financiamento devido à limitada escala de negócios e à alta concentração de financiamento desses bancos", conclui a Moody's.

Fonte: G1

Tópicos:
visualizações