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Mesa Temática – Banco do Brasil S.A.

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04/04/2014 - 10:27

A Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação da CONTEC, integrada pelo Secretário-Geral Gilberto Antonio Vieira e pelo Diretor Executivo José Augusto Cordeiro (CONTEC), Elsie de Andrade (FEEB-Norte e Nordeste), Ivanilson Batista Luz (SEEB-GO), Crispim Batista Filho (SINTEC-TO), esteve reunida hoje, em Brasília/DF, a partir das 14:30 horas, com a Comissão de Negociação do Banco do Brasil S.A., coordenada pela Gerente Executiva Dra. Sandra R. S. Navarro Bezerra, acompanhada pelo Gerente de Divisão da Colet, Dr. Augusto César Machado, pelo Assessor Laurênio Marques da Silva (DIMAC) e pelo Antonio Bindaco (UCP), discutindo questões do CABB.

Após as apresentações e os registros iniciais, a CONTEC cobrou o agendamento de reunião de negociação permanente para discutir: a) PLR; b) Segurança Bancária; c) Saúde; d) Modelo PSO; e) PREVI.

A CONTEC aproveitou também para reiterar o pedido de exame da reestruturação da DIJUR, bem como da necessidade de suspensão de qualquer descomissionamento até uma solução da questão, havendo o Banco informado que está fazendo levantamentos do assunto e responderá.

A CONTEC cobrou também o cumprimento da cláusula quinquagésima quinta do ACT – que prevê o preenchimento das vagas de caixa executivo existentes na data da assinatura do acordo, priorizando os funcionários que estavam substituindo há mais de 90 dias –, havendo o Banco prometido levantar a situação e responder a reivindicação.

Em seguida, o Banco fez um relato resumido do funcionamento dos CABBs, informando que atende cerca de 35 milhões de ligações mês, sendo 4,5 milhões atendidas no quadro humano, com 1,100 funcionários próprios e 2.700 trabalhadores contratados, registrando que o atendimento para transações bancárias funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 22 horas e a área de cartões 24 horas, bem como que atendem clientes do exterior, exemplificando o caso do Japão. 

Em seguida, a CONTEC solicitou a elevação do valor do Adicional de Função Gratificada dos atendentes, havendo o Banco respondido que tem projeto piloto de gerente de relacionamento virtual, sendo testado em São José dos Pinhais/PR, até o final do ano.

A CONTEC pediu também a elevação do período do VCP, nas hipóteses de remoção do CABB, o que foi negado pelo Banco, ao fundamento de que as remoções dos funcionários do CABB não são compulsórias.


A CONTEC requereu também a volta da jornada de 6 horas para os Gerentes de Grupo da CABB, o que foi negado pelo Banco, que destacou que o pedido diz respeito a matéria própria para mesa de negociação.

Para acabar com os desvios de função, a CONTEC pediu o retorno das substituições no CABB, para o cargo de Gerente de Grupo, nos casos de cursos, férias, licenças, etc., havendo o Banco negado.

A CONTEC pediu também seja programado tempo de "registro de procedimentos" de até dois minutos, após termino de cada ligação, havendo o Banco negado, registrando que em dias de pico, a média de atendimento é de cerca de 65 ligações e que cada atendente fica “logado” cerca de 5 horas por dia, mas prometeu analisar, se provocado, tratamento para ligações estressantes.

Na sequência, a CONTEC solicitou ainda que as Equipes sejam limitadas a 15 atendentes por gerência, havendo o banco ficado de levar o assunto para estudo na DIREL.

Por último, a CONTEC requereu seja ofertado prova para CPA-10 e CPA-20 para todos os interessados, em todos os cargos da CABB, havendo o Banco alegado dificuldade orçamentária.

As partes ficaram de aprofundar as discussões a respeito dos assuntos abordados, havendo a CONTEC solicitado aos representantes do Banco para levarem as propostas apresentadas para a Direção do Banco.

Fonte:  CONTEC


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